Navio de cruzeiro “Rotterdam” fez escala no Porto da Horta

0
51
blank

O Porto da Horta recebeu, este domingo, a escala inaugural do navio de cruzeiros “Rotterdam”, o mais recente navio da centenária Holland America Line.

Na cerimónia inaugural na cidade da Horta, o Vice-Presidente da Câmara Municipal,
acompanhado pelo Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, foi recebido a bordo do navio pelo Comandante e a sua tripulação.

Para Carlos Morais “o turismo de cruzeiros, sobretudo nas últimas duas décadas, tem-se
revelado um produto turístico com enorme potencial de atração, e, nesse sentido, este é mais um passo importante para a projeção da ilha do Faial no exterior”, frisando que “o crescimento deste setor e o número de escalas que temos assistido no Porto da Horta denotam a grande importância que o Faial adquiriu neste nicho de mercado”.

Depois do condicionamento devido à situação pandémica, o Vice-Presidente do Município crê que 2022 será um ano marcante para as rotas dos navios de cruzeiro que fazem escala no Porto da Horta, enaltecendo que “a arte de bem receber dos faialenses e as belas paisagens naturais da ilha favorecem a captação de novos visitantes, bem como ajudam a impulsionar a economia do concelho”. O “Rotterdam” possui cerca de 100 mil toneladas de arqueação bruta, 300 metros de comprimento, 35 metros de boca, 8 metros de calado, e tem capacidade para acomodar 2650 passageiros e 1100 tripulantes.

Este navio-almirante da Holland America Line é o terceiro construído segundo o projeto
Pinnacle, depois do “Koningsdam” e do Nieuw Statendam”. Depois da escala no Porto da Horta, o “Rotterdam” rumou até Ponta Delgada, sendo o destino final o porto marítimo de Cherbourg, em França.