Nem estratégia, nem coisa nenhuma!

0
23
TI

TI

De quando em vez, ou o Presidente ou o Vice-Presidente do Governo Regional aparecem a anunciar um projecto de envergadura para o futuro dos Açores, daqueles capazes de projectarem economicamente a Região.
Contudo, após a pompa dos referidos anúncios, nada se concretiza e estes acabam, rapidamente, apagados do discurso oficial, seja porque os actos eleitorais já passaram, seja por qualquer outro pragmático motivo. Certo, certo… é que desaparecem.
Haverá quem se lembre ainda como, em Maio de 2016(vésperas de eleições regionais), o Governo – na companhia do 1º Ministro, António Costa, e mais sete ministros – foram à cidade da Horta, anunciar a eminente constituição de um Centro de Investigação das Ciências do Mar.
Congratulei-me com este anúncio, pois dá-se o caso do BE/Adefender este projecto, desde 2004.
Sempre entendemos que este centro, sob a forma de Instituto Público Nacional, não só é determinante para a defesa do nosso mar, como pode e deve ser uma alavanca poderosa, tanto para tornar os Açores num parceiro mundial, na área da biotecnologia e das alterações climáticas, como para garantir um desenvolvimento harmónico do nosso arquipélago.
Após as eleições, apresentámos, no Parlamento Regional, uma proposta para iniciar, de facto, o processo de constituição e operacionalização deste Centro. Ouvimos, então, o Secretário Regional da tutela reclamar da extemporaneidade da mesma, até porque o Governo tinha mudado de ideias… ou não sabia muito bem que ideia é que tinha… ou nem tinha a certeza se tinha alguma ideia! Estavam, ainda, a estudar o assunto, entenda-se.
Assim, ninguém nos poderá acusar de má vontade se reconhecermos, publicamente, aquilo que então, tal como agora, pensamos: – ora aqui está mais um anúncio para Açoriano/a (sobretudo, Faialense) ver, acreditar e… votar em conformidade! No entretanto, o Governo Regional continuará a não ter uma estratégia clara e séria para o desenvolvimento dos Açores do futuro.
E, nesta matéria, ainda há poucos dias tivemos mais uma notícia deveras preocupante: o fecho eminente do Instituto do Mar (IMAR). Ou… parece que, afinal, não é o fecho, mas sim o seu ‘congelamento’… ou a sua eventual substituição por outra entidade… ou, se calhar, nem uma coisa, nem outra!
É lamentável toda esta indefinição sobre instituições tão relevantes, tal como o é o facto de nem mesmo responsáveis da Universidade dos Açores saberem bem de que é que estão a falar, pois cada um (e, às vezes, o mesmo!) diz uma coisa diferente.
E, mais do que lamentável, é caricata a resposta do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, sobre o citado encerramento: – ‘não sei de nada, estou preocupado com o futuro dos trabalhadores e estranho porque, na semana passada, estive a falar com o Senhor Reitor que me garantiu que não ia fechar o IMAR’.
Ou seja, o Governo Regional tem contratos e protocolos assinados com o IMAR e a Universidade não informa o seu cliente do encerramento do instituto?! Será que o Senhor Reitor mentiu ao Senhor Secretário?! Escondeu-lhe as alterações que estavam em marcha?! E o Senhor Secretário e o Governo Regional acham isto normal?! Ou tudo não passa de uma brincadeira de mau gosto, vá-se lá saber com que intuito?!
Mesmo reconhecendo e defendendo a autonomia da Universidade, não posso deixar de registar o total alheamento do Governo Regional dos problemas da ciência e da investigação, nos Açores.
E, assim, se põe em causa o nosso futuro colectivo!

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!