“Neste Natal faça muito com pouco” – Câmara da Horta apresenta projecto no âmbito do Faial Solidário

0
16

“Em tempos de dificuldade é preciso partilhar”. A mensagem foi deixada pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, esta manhã, durante a apresentação de uma iniciativa no âmbito do projecto Faial Solidário que visa desenvolver o espírito de partilha dos faialenses durante a quadra natalícia.

“Neste Natal faça muito com pouco- seja solidário” é o mote da iniciativa que a autarquia faialense pretende desenvolver já a partir de meados do próximo mês de Novembro.

De acordo com José Leonardo Silva, a ideia é “desenvolver o espírito de partilha” e “estimular o sentimento de comunidade” ao mesmo tempo que se revitaliza o comércio local, cuja saúde depende cada vez mais do estímulo adicional próprio da época natalícia.

Nesse sentido, a autarquia vai distribuir já a partir do dia 14 de Novembro árvores de Natal solidárias pelas lojas que aderiam a esta iniciativa. Nessas lojas, os faialenses poderão adquirir vários artigos, como produtos alimentares, vestuário, material escolar, farmacêutico ou de higiene pessoal, entre outros, para sere doados a famílias e a instituições carenciadas do concelho. Os produtos podem ser deixados nas lojas aderentes, ou então colocados nas árvores solidárias que estarão na Câmara Municipal da Horta e nas antigas instalações do Banco de Portugal. A recolha prolonga-se até 20 de Dezembro.

Em simultâneo, a Câmara Municipal da Horta irá também organizar a Feira das Boas Vontades. Esta decorrerá no dia 8 de Dezembro, data em que se assinala o Dia das Montras, e tem por objectivo “tornar visível o trabalho realizado pelas diferentes associações e instituições na sua missão e acção, nas diferentes áreas da vida faialense”. Para tal, a autarquia disponibiliza o Centro de Artes e Cultura da Horta, nas antigas instalações do Banco de Portugal, para que essas entidades possam expor e vender trabalhos, ou divulgar as suas actividades.

Alimentos, produtos, acessórios e roupas para bebés, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupa de cama e de banho, roupa interior, brinquedos e material escolar são exemplos de artigos que podem ser adquiridos e deixados nas lojas aderentes. Os voluntários devem ter atenção aos prazos de validade, que devem ser alargados, e às embalagens, que devem estar em bom estado de conservação.

Equipamento doméstico, electrodomésticos usados, materiais de construção, medicamentos e ajudas técnicas são outras das necessidades do Centro de Recursos de Apoio à Emergência Social do Faial.

Este projecto para a quadra natalícia é mais uma de várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pela autarquia no âmbito do projecto Faial Solidário.

blankÁRVORES SOLIDÁRIAS Estas árvores de Natal estarão nas lojas aderentes