O simples acto de comer e cozinhar é uma necessidade, mas também pode ser um acto de amor e partilha. O ritual das refeições marca momentos, famílias, sociedades e culturas. Com este ciclo queremos levar o nosso paladar a viajar para outras paragens e sabores, onde a gastronomia é assumidamente o ponto de encontro e elo de ligação entre as gentes, os povos, as pessoas…
No dia 17 de Maio, apresentamos “Soul Kitchen” (2009), realizado pelo alemão de ascendência turca Fatih Akin. O filme satiriza a vida em Hamburgo no final dos anos 2000, sendo uma comédia sobre o prazer da partilha, da amizade e da gastronomia. O filme venceu vários prémios como o Art Cinema Award no Festival de Hamburgo de 2009, o Prémio Especial do Júri e o Young Cinema Award no Festival de Veneza de 2009.
Terminamos a 31 de Maio com “O Segredo de um Cuscuz” (2007) de Abdellatif Kechiche, cineasta francês de origem tunisina. O filme passa-se em França, na cidade costeira de Sète, onde Slimane Beiji, pai de família, divorciado, tenta sobreviver ao despedimento dos estaleiros onde sempre trabalhou e às tensões com a sua família. Ele encontra um novo objetivo de vida e, juntamente com a sua ex-mulher e a sua amante, decidem abrir um restaurante de cuscuz. O filme foi premiado com 4 Césares, entre eles Melhor Filme e Melhor Realizador, em 5 categorias no Festival de Veneza de 2007, entre outros festivais internacionais.