“No More Plastic Bags for the Azores”

0
29

No More Plastic Bags In Azores (NMPA) é uma iniciativa que surgiu de um grupo de pessoas com interesse e sensibilidade comum na área da conservação, nomeadamente no que diz respeito ao ambiente marinho.
Segundo Henrique Ramos, um dos responsáveis pela iniciativa, referiu que a poluição em geral é uma realidade que “não podemos ignorar e a dos plásticos no Oceano toca-nos à porta já que vivemos no meio dele”.
O objetivo deste grupo é alertar as pessoas para o problema do lixo marinho, os seus impactos, a forma crescente como nos afeta, e incentivá-los a agirem em consciência, respeito e responsabilidade pelo meio ambiente.
Segundo Henrique Ramos a “ forma que encontrámos para o fazer é através de ações de limpeza em pontos que são focos de contaminação do ambiente marinho, como sejam as zonas costeiras ou as ribeiras. É sabido que 80% do lixo marinho é composto por plástico e tem origem em zonas terrestres, não sendo diretamente lançado ao mar.”
A NMPA não é uma “brigada de limpeza”, afirma Henrique Ramos, e as ações não são assim tão intensivas quanto poderiam ser, e diz que esse não é o papel da NMPA. No entanto as ações são efetivas, e o grupo definiu como objetivo atuar sobre uma ribeira da cada freguesia do Faial, procurando envolver o maior número de voluntários possível, bem como entidades locais.
Até ao momento a NMPA já realizou sete ações de limpeza, a primeira foi em maio do ano passado, em associação com o Observatório do Mar dos Açores (OMA), no qual limparam a costa, as restantes em seis ribeiras. Nomeadamente em Pedro Miguel, Castelo Branco, Feteira, Cedros, Flamengos e no passado fim-de-semana da Praia do Almoxarife.

 

 

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO NOSSO JORNAL OU SUBSCREVA A ASSINATURA.

Tribuna das Ilhas
Centro Associativo Manuel de Arriaga
Rua Marcelino Lima s/n
9900-122 Horta
Telefone 292292145

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO