Nova Escola Básica e Integrada da Horta entra em funcionamento no próximo ano letivo

0
6
Sexta-feira, 23 de maio, passam dois anos do lançamento da primeira pedra da obra de reconstrução e ampliação da Escola Básica e Integrada da Horta, a Escola Básica 1,2 António José de Ávila. 
Entretanto, e de acordo com informações avançadas pelo gabinete do secretário regional da Educação e Ciência, a nova escola entrará em funcionamento já no próximo ano letivo, sendo que a mesma já foi utilizada para os exames do 4.º e 6.º ano realizados esta semana. 
Esta empreitada corresponde a um investimento de 7,2 milhões de euros e tem a capacidade para 700 alunos. 
O projeto é da responsabilidade dos arquitectos Paulo Macedo e Pedro Porteiro e vai permitir a criação de um espaço autónomo para o ensino artístico, mais soluções de estacionamento e o aquecimento da água através de painéis solares. 
Esta obra significa uma profunda alteração nos edifícios que acolheram a formação de várias gerações de faialenses. Por isso, a ligação às memórias desses tempos não será esquecida e as célebres arcadas, onde muitos alunos se concentravam nos intervalos, principalmente nos dias de chuva, serão preservadas, sendo recolocadas noutro sítio.
 
Recorde-se que na cerimónia de lançamento da primeira pedra desta emblemática obra, a então secretária regional da educação, Cláudia Cardoso, afirmou que esta obra se tratava de apetrechar o faial de “escolas novas, propiciadoras da melhoria das aprendizagens”. 
 
 
 
 
 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO