Novembro Azul – AFH e NRA da Liga Portuguesa Contra o Cancro unidos em ação de sensibilização

0
11
DR/AFH

A Associação de Futebol da Horta associou-se à campanha “Novembro Azul”, promovida pelo Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que se assinala este mês e avançou com uma “parceria de especial importância” , cujo objetivo passa por “consciencializar para as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata”, revela a AFH numa nota enviada às redações.

Salvar vidas e assegurar uma elevada qualidade de vida requer ações imediatas a todos os níveis, desde o diagnóstico até ao tratamento.
De forma a dinamizar e divulgar este apelo, levando um maior número de pessoas a procurar informação sobre a doença, a AFH e o NRA da LPCC uniram esforços e no passado fim de semana promoveram várias ações de sensibilização em jogos no escalão de seniores masculinos, organizados pela Associação.
Esta campanha integra o “Novem-bro Azul” e permite que, em conjunto com diversas entidades, se chegue à sociedade civil, em especial, aos homens.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com a designação Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Cancro de Próstata que serealiza a 17 de novembro.

O que é o Movember?
“Novembro é considerado o mês de sensibilização e prevenção do Cancro de Próstata – mundialmente conhecido como “Movember”, sendo o bigode o símbolo adotado para as campanhas em todo o mundo. Essa simbologia surgiu da combinação em inglês das palavras “moustache” (bigode) e “november” (Novembro). Adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação cuidada, prática regular de exercício físico, evitar ter hábitos alcoólicos e tabágicos, é o ponto de partida para a prevenção de qualquer tipo de cancro”, explica a AFH no documentos. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO