Novos projetos demonstram que Serviço Regional de Saúde está a cuidar mais e melhor

0
11
DR

A Secretária Regional da Saúde afirmou hoje, em Vila do Porto, que profissionais motivados e empenhados, que “alargam a sua intervenção, implementam novos projetos, estreitam laços com a comunidade”, são um exemplo de como o Serviço Regional de Saúde “está a cuidar mais e melhor”.

Teresa Machado Luciano falava na apresentação do projeto de criação de grupos terapêuticos em alcoologia, da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, que visa proporcionar maior suporte e apoio aos utentes com problemática de abuso e dependência alcoólica e às suas famílias.

A Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria pretende, através de terapia de grupo e acompanhamento contínuo, promover mudanças nos conhecimentos, atitudes e expectativas dos utentes e das suas famílias, minimizando o impacto da doença na comunidade.

Assim, a criação de grupos terapêuticos em alcoologia será mais uma intervenção ao dispor da população, facultando ferramentas e técnicas para a modificação de pensamentos, sentimentos e ações relacionadas com o consumo de álcool, num ambiente de ajuda e motivação.

O abuso e a dependência alcoólica têm consequências na vida do indivíduo, ao nível da saúde pessoal, familiar, laboral, social e até ao nível judicial, como violência doméstica, depressão, suicídio e doenças orgânicas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO