O choque fiscal anunciado pelo Governo “é uma hipocrisia” porque só reduz impostos aos que ganham mais

0
36
DR
DR

“O choque fiscal prometido por este governo é uma hipocrisia”, acusou o deputado António Lima, salientando que o orçamento aprovado pela coligação de direita só vai baixar os impostos para as famílias com rendimentos mais elevados, mas não tem qualquer medida para melhorar os rendimentos das famílias que recebem até aproximadamente 2500 euros por mês.

“É preciso que fique claro que alguém que recebe por mês 600, 700 e 800 euros por mês, não tem qualquer benefício com esta redução de impostos”, disse o deputado do Bloco de Esquerda.

António Lima salientou que a proposta do Bloco de Esquerda para aumentar o abono de família para os 30 euros – quase o dobro do valor atual – seria, essa sim, uma medida importante para as famílias com rendimentos baixos e médios. Mas a proposta foi rejeitada pelos partidos do governo.

“Dizem-se preocupados com os mais pobres”, mas não há nenhuma medida neste orçamento dirigida aos trabalhadores que têm salários mais baixos, afirmou o deputado do Bloco de Esquerda.

O BE concorda com a redução do IVA, porque abrange todas as pessoas e tem efeito, por exemplo, no preço da eletricidade, mas no que diz respeito ao IRS, António Lima considera que “este não é o momento de baixar impostos, por exemplo, a quem ganha 10 mil euros por mês”.

Na declaração de voto sobre o Orçamento, António Lima assinalou ainda a incoerência dos partidos do Governo, que rejeitaram propostas do Bloco de Esquerda idênticas a medidas que estes mesmos partidos defendiam e votavam a favor há apenas uns meses atrás.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO