O Verão e as boas notícias

0
9

A época estival serve para recarregar baterias, para retemperar as forças. Os dias são maiores, o calor e o sol trazem as pessoas para a rua e a nossa ilha ganha um dinamismo que, infelizmente, não têm no Inverno. 

Esta época estival trouxe-nos também notícias animadoras. O número de turistas estrangeiros nos Açores aumentou 20%. O nosso arquipélago surge como o terceiro destino mais procurado do País por turistas estrangeiros, a seguir ao Algarve e ao Norte. De realçar que o aumento percentual de turistas estrangeiros nos Açores ultrapassa o n.º registado em Lisboa. 

O n.º de desembarques aumentou nos aeroportos açorianos de 79 493, em junho de 2012, para 85 707, em igual período de 2013. Na nossa ilha, os desembarques aumentaram, no mesmo mês, de 7 624, em 2012, para 8 609, em 2013.

Devido ao aumento de turistas estrangeiros, o número de dormidas também aumentou. Em maio registaram-se mais de 100 mil dormidas nos Açores: uma subida de 11,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No Faial no período compreendido entre janeiro de 2013 a maio de 2013, verificou-se um aumento de 14,1% no n.º de dormidas, por comparação às dormidas registadas no mesmo período do ano passado.

De realçar que em 2014, os Açores vão receber destaque como “Destino Preferido” da Federação Europeia das Associações de Agências de Viagens, o que vai dar ao arquipélago uma considerável projeção. 

Os Açores são sem dúvida um destino sem igual, dirá qualquer pessoa que por aqui tenha passado. No Faial os cartões-de-visita são os mais variados e de grande qualidade. A inauguração do novo Aquário do Porto Pim é mais um projeto de relevante interesse e que tem a mais-valia de ser coordenado por uma empresa local. Uma empresa dinamizadora, constituída por jovens empreendedores e que tem dado provas de ser uma aposta no futuro. 

Também outro relevante cartão-de-visita da nossa ilha, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, teve um importante marco na semana passada, registando o seu visitante n.º 100.000, o que demonstra a importância do mesmo no turismo do Faial. Uma infraestrutura do Parque Natural da ilha do Faial, que mereceu por parte da Comissão Europeia a distinção de Destino Europeu de Excelência.

E para culminar o rol de boas notícias aproxima-se a festa maior da nossa ilha: a Semana do Mar. A Semana do Mar é o evento mais esperado do ano para os comerciantes, principalmente aqueles ligados aos setores turísticos e de restauração e ainda os ligados ao mar, nomeadamente os marítimo-turísticos. É também o evento mais esperado do ano pela população em geral. A cidade enche-se do clima de festa, os faialenses que residem fora regressam de férias à ilha, os turistas aproveitam para vir nesta altura e a animação típica desses dias sente-se nas ruas e nas gentes.

A Semana do Mar é outro dos mais emblemáticos cartões-de-visita do Faial: o n.º de voos aumenta exponencialmente, os hotéis enchem, as rent-a-car esgotam, é difícil encontrar uma mesa vazia num restaurante. 

A isto tudo acresce estarmos perante o maior festival náutico do País, com a realização de regatas, como a Atlantis Cup – Regata da Autonomia, que começa na ilha de Santa Maria e termina na Horta. Destaca-se também a tradicional Regata dos Botes Baleeiros, e ainda o envolvimento de largas centenas de participantes nas mais diversas provas náuticas que decorrem na nossa baía. Nesta semana, a máxima Horta – Cidade Mar é vivida na plenitude de toda a sua dimensão. 

Resumindo, é a ilha do Faial no seu melhor! Por algum motivo nas três reportagens que passaram em horário nobre na SIC sobre os Açores, duas foram sobre a nossa ilha, o que muito nos orgulha!

Todos estes motivos e mais alguns justificam uma visita à nossa ilha. Sejam faialenses que residam fora, sejam turistas que nunca cá estiveram ou mesmo que queiram repetir a experiência, o Faial proporciona, por estes dias, um leque de opções que vale a pena conhecer ou revisitar. Aos de fora venham, aproveitem e com toda a certeza quererão repetir a experiência! Aos de cá, usufruam da festa e divirtam-se! 

 

www.arquipelagica.blogspot.com

Horta, 30 de julho de 2013

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO