Obras no Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico, decorrem a bom ritmo, afirma Gui Menezes

0
19
DR/GACS
DR/GACS

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que a obra de construção do Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico, é um investimento que “vai ao encontro da estratégia que o Governo dos Açores tem para reforçar a capacidade das infraestruturas de apoio às pescas” em termos de operacionalidade e segurança.

Gui Menezes falava à margem de uma visita às obras, que estão em curso desde julho e correspondem a um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.

“As obras estão a correr a bom ritmo”, referiu o Secretário Regional, acrescentando que este investimento foi “um compromisso assumido pelo Governo Regional” que vem dar resposta à comunidade piscatória que utiliza aquele porto.

O Núcleo de Pescas da Madalena vai servir mais de uma centena de profissionais da pesca.

Esta empreitada visa melhorar as condições de parqueamento de embarcações em seco, dotando também aquela infraestrutura de maior capacidade de alagem e de varagem das embarcações.

Neste sentido, será construído um cais de alagem com 20 metros e um cais auxiliar de 17 metros, que aumenta, assim, em cerca de 50% a zona acostável para a pesca local, e que vai dispor também de um terrapleno com 1.200 m2.

Ainda durante a manhã, o Secretário Regional visitou o Porto de Pescas de São Mateus, que foi alvo de uma obra de melhoramento após os estragos pelo furacão Lorenzo.

Esta obra, que foi concluída no mês de agosto, corresponde a um investimento de cerca de 177 mil euros e incluiu a reparação de pavimentos, a reconstrução de muros e a colocação de revestimentos nos edifícios de apoio, nomeadamente nas casas de aprestos e na casa do guincho.

Gui Menezes visita ainda hoje as obras em curso na ilha do Pico que são da competência da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO