Ode às memórias promete emoção

0
20
blank

Na noite de hoje e tarde de amanhã o Teatro Faialense recebe “Para Vós – Um Solo Coral Sobre o Lugar Onde Vivem as Memórias”. Claúdia Andrade e seis seniores da nossa praça enaltecem as memórias coletivas e pessoais ao longo de uma hora de intensidade emocional e afetiva.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

O ponto de partida dramatúrgico do espetáculo é a biografia das avós da criadora Cláudia Andrade, Alice e Maria, ambas nascidas na primeira parte do século XX em território português. Duas mulheres que, de formas díspares, desenham o curto espectro de possibilidades para ser mulher naquele tempo, esboçam um passado colonial (a avó Alice era de Goa e passou por Moçambique, a avó Maria nunca saiu de Canelas, Beira Litoral) e vincam a desigualdade entre a vida dos que tinham meios e a dos que não tinham.
De que forma é que a nossa relação com o passado forma o que somos a cada presente? E os mais velhos, aqueles que se lembram dos tempos que o tempo insiste em enterrar e das histórias que mais ninguém já conta? E essas histórias, correspondem ao que realmente aconteceu, ou àquilo que é cómodo lembrar?