OP Açores: Projeto faialense “Parque da Floresta” é um dos vencedores

0
35
blank
Projeto faialense “Parque da Floresta”

Até 31 de janeiro estiveram a votação os 101 projetos da quarta edição do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores), que conta com um valor global de um milhão e duzentos mil euros destinados a investir nos projetos vencedores. Para além das propostas de âmbito regional, estiveram em concurso as
propostas de âmbito de ilha, onde o Faial tinha três propostas (“Parque da Floresta”, “Biblioteca Móvel – a leitura ao seu alcance” e “Pela Salvaguarda do Património Arqueológico do Faial”).

O“Parque da Floresta”, um projeto na área da agricultura, proposto por Lídia Silva, foi o único projeto vencedor do Faial e está orçado em 64 mil euros. Consiste na criação de um espaço de recreio em materiais naturais, na Quinta de São Lourenço, nos Flamengos, direcionado às crianças, para que estas possam usufruir do local em segurança e independentemente das condições meteorológicas.

A promotora deste projeto, Lídia Silva, contou ao Tribuna das Ilhas que a ideia surgiu da consciência da possibilidade de valorizar o espaço em questão, que está um “pouco esquecido”, mas tem muito potencial. No local já existe um espaço para crianças com menos de cinco anos e uma zona de skate destinada às mais velhas, pelo que Lídia viu a necessidade de criar um parque mais desafiante e estimulante para as crianças de idades intermédias

No entanto, a ideia da promotora do projeto não é a de seguir a fórmula dos tradicionais parques para crianças com escorregas e outros instrumentos de plástico, mas que seja construído com materiais mais orgânicos para que os mais novos desenvolvam a imaginação e a motricidade a vários níveis. “Há coisas que são muito simples, mas na criança têm um efeito extraordinário, porque estas têm uma imaginação estrondosa”, defende, referindo que não será um parque apenas para as crianças, mas também para os pais e para toda a comunidade.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura