Opinando objectivamente

0
19

TÓPICOS:  1-Revista  2-Marinheiros  3-Gatuno  4-Serviço  5-Pilatos

 

1

 Povo de Deus é uma das rubricas da revista “Magnificat”, pequena em tamanho mas grande em temas assaz actuais e de muito interesse, particularmente para os católicos, ainda a grande maioria dos portugueses.

Dos assuntos tratados na edição de Outubro, salientamos o facto de a Bíblia encabeçar, de longe, a lista dos livros mais lidos nos últimos 50 anos, segundo concluiu o escritor norte-americano James Chapman, após aturadas pesquisas.

Também informa que o número de padres-católicos no Brasil passou de 16.772 para 22.119 entre 2000 e 2010,e que um crescimento, no mundo, mas de sacerdotes e religiosos igualmente se verificou: de 405 mil para 414 no mesmo período.

E em algumas regiões da Ucrânia, metade dos jovens, que querem entrar no seminário, tem de desistir devido à falta de lugar.

 

2

Marinheiros doCanal foi título dado por Dona Antonieta Nogueira a um oportuno artigo, neste semanário publicado, e que é lindo hino à saga desses heróis que já entraram na história das duas ilhas do Canal:

Nas lanchas e barcos do Pico deram largas aos dons de marinhagem de Deus recebidos.

Escritos também não têm faltado, salientando este ou aquele “lobo do mar” como Espinola, Simão, mas que correm o risco de se perderem da lembrança do povo.

Com as suas trêsMaresias”, o saudoso Amilcar Quaresma já deu um bom contributo, mas falta ainda uma publicação toda virada para esses “Bartolomeus do canaI” como lhe chama a distinta jornalista atrás citada que, justamente se tornaram dignos de ficar na História escrita.

 

3

    Gatuno é palavra que estará em moda, por sinal, exclamada por tudo e por nada , sem se atender tão pouco ao respectivo significado.

E quem a profere, não sendo até poucos, parece estar convencida de ser pessoa impoluta e intocável.

Poucos anos após o 25 de Abril, viajando por terras alentejanas, ficámos chocados ao ver ainda cartazes nas paredes com a figura de Sá Carneiro, encimada a letras gordas pela palavra: “gatuno”!

Agora, nem Mário Soares se livra de tamanho palavrão, nas manifestações ocorridas no continente, nanja nos Açores onde também as houve, embora quaI rabinho de ciclone.

 

4

   Quiçá há já anos que não toco no assunto, julgo mesmo nunca referido em tópicos.

   Mas aconteceu que ligueirecentemente, e por acaso, para uma estação televisiva (RTP2) no preciso momento da emissão de programa dedicado àscrianças de tenra idade, a convidá-las para o sono da noite, cuja ajuda ospais agradecem, especialmente as mães.

Normalmente consta de uma história infantil, ilustrada com princesas, talvez ainda sonhadas, e acompanhada de suave música em contraste com desenfreados batuques com que são martirizadas um dia inteiro.

Todavia, nunca porém uma referência religiosa, no caso, ao Menino Jesus.

A terminar, o apresentador limitou-se apenas a desejar “Bom sono e até amanhã”. Nem sequer: “Se Deus quiser”.

Aliás palavras de despedida que a grande maioria dos portugueses ainda profere.

Isto quando tanto se fala em Serviço Público!

5

    Pista adiada, quiçá a primeira consequência negativa da vitória dos rosas.

Pelo menos, três ou quatro anos os faialenses, que também deram seu contributo, terão de esperar para ver luz verde no desejado aumento da Pista do Aeroporto, isto na melhor das hipóteses.

É que o Ministro da Economia já tinha afirmado aos deputados nacionais laranjas ser o actual comprimento suficiente para as necessidades, ignorando a segurança e a própria economia da Ilha, e por acréscimo do Triângulo.

E qual Pilatos açórico, o próximo Presidente do Governo Regional Vasco Cordeiro, aliás em plena campanha no Faial, lavou suas mãos, ao dizer que se tratava duma obrigação do Governo de Lisboa   





O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!