Orçamento Participativo com votações abertas

0
39
blank

A fase de votação das 101 propostas do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) de 2021 começou  dia 1 de dezembro e decorrerá até ao dia 31 de janeiro de 2022, altura em que os cidadãos serão novamente convidados a participar, escolhendo as propostas que querem ver executadas pelo Governo dos Açores.

Das 101 propostas em votação, 14 de abrangência regional e 87 ao nível de ilha, em cada uma das nove ilhas do arquipélago, ou seja, um em Santa Maria, 22 em São Miguel, 16 na Terceira, dois na Graciosa, 10 em São Jorge, 9 no Pico, três no Faial, 14 nas Flores e 10 no Corvo.

Em votação vão estar 3 propostas no domínio da Agricultura, oito do Ambiente, 16 da Ciência, 16 da Cultura, 13 da Inclusão Social, 28 da Juventude, um do Mar e Pescas e 16 do Turismo.

Com vista a incentivar a uma maior participação dos cidadãos, o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, lança esta semana uma campanha publicitária no canal YouTube do Governo, bem como na página do Facebook do OP Açores (https://OP.AZORES.GOV.PT) e nos meios de comunicação social regionais.

Os cidadãos promotores das propostas em votação terão à sua disposição um “kit”, composto por modelos de ‘posts’ nas redes sociais, cartazes e outros materiais promocionais de apoio à sua campanha de divulgação das propostas e angariação de votos.

Cada cidadão tem direito a votar duas vezes: um voto numa proposta de âmbito regional e um voto numa proposta de âmbito ilha.

As votações podem ser efetuadas ‘on-line’, através do sítio https://op.azores.gov.pt, ou por SMS gratuito através do envio de uma mensagem para o número 3838: “OPAZORES (espaço) Número da proposta (espaço) Número de Identificação Civil”, devendo, em qualquer uma das formas de votação, indicar todos os números e letras do Cartão de Cidadão ou todos os números do Bilhete de Identidade.

Os resultados serão conhecidos em fevereiro de 2022, podendo, entretanto, a votação ser acompanhada através do sítio https://OP.AZORES.GOV.PT ou pelas redes sociais em https://www.facebook.com/OPAZORES/https://www.instagram.com/op.azores/