Orçamento Participativo dos Açores de 2019 – Apresentação de ideias decorre até ao final de abril

0
15

Termina no final deste mês o prazo para a apresentação de ideias para o Orçamento Participativo (OP) dos Açores de 2019.

Este ano, o Governo dos Açores disponibilizou uma verba de um milhão de euros, no âmbito do OP Açores para execução de projetos resultantes das ideias propostas e posteriormente escolhidas pelos cidadãos, através do voto.

Os interessados podem apresentar ideias de investimento público a executar em cada uma das nove ilhas dos Açores ou ideias de âmbito regional, ou seja, neste último caso, em, pelo menos, duas ilhas e de forma equitativa.

As propostas podem ser feitas por cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes nos Açores, a partir dos 14 anos de idade.

Segundo o Gabinete de Apoio à Comunicação Social – GaCS, até ao momento, já decorreram 34 dos 38 encontros participativos, dois em cada um dos 19 concelhos dos Açores, que contaram com a presença e participação de mais de 1.500 cidadãos, tendo sido apresentadas presencialmente 353 ideias.

Nestes encontros, é possível também obter todos os esclarecimentos sobre o modo de funcionamento do OP.

“Um mês e meio após o arranque do OP Açores 2019 já foram apresentadas 397 ideias, sendo 311 de âmbito ‘ilha’ e 86 de âmbito ‘regional’, o que significa que, a um mês do fecho da fase de apresentação de ideias, já foi ultrapassada a meta de antepropostas do OP Açores 2018 em mais de 70 ideias, tendo sido apresentadas no ano passado 324 ideias”, avança a mesma fonte.

De acordo com o GaCS, por área temática, foram até agora apresentadas 207 ideias para a juventude, 66 para o turismo, 45 para a cultura, 43 para a inclusão social e 36 para o ambiente.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO