Fonte: Bloco de Esquerda Açores
O Bloco de Esquerda criticou o Governo Regional por ter decido entregar ao Banco de Fomento e a Fundos de Investimento os 125 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência que deviam estar a ser usados para capitalizar as empresas dos Açores. Confrontado com esta questão pelo Bloco de Esquerda, o secretário regional das Finanças reconheceu que existem problemas.
“Onde é que estão os 125 milhões de euros do PRR para a recapitalização das empresas do PRR? Os senhores entregaram ao Banco de Fomento e a fundos de investimento e não sabem como é que este dinheiro vai chegar às empresas”, disse António Lima.
O debate ocorreu no dia em que se soube que o Banco de Fomento registou lucros, apesar da existência de apoios em atraso.
“O Banco de Fomento teve lucros com o dinheiro das empresas açorianas”, disse António Lima.
Perante o reconhecimento do secretário regional das Finanças de que existem problemas com os 125 milhões de euros do PRR entregues ao Banco de Fomento, António Lima lembra que o Governo Regional não está isento de culpa, porque foi quem decidiu este modelo para a gestão destas verbas.
Estes 125 milhões de euros “podiam estar a ser utilizados na recapitalização das empresas açorianas, mas foram entregues a um banco”, vincou o deputado do Bloco.