Fontes: CMH
A Câmara Municipal da Horta assinala hoje, dia 21 de outubro, o Dia Municipal Viver em Igualdade, com a pintura de um mural na Zona Pedonal do Porto Pim, numa iniciativa intitulada “Mural da Igualdade”.
Para a Vereadora com o pelouro da ação social, “este dia reflete um compromisso coletivo com a igualdade, condição essencial ao desenvolvimento. Estamos comprometidos a trabalhar todos os dias, com todos e para todos, no sentido de construirmos uma comunidade coesa e harmoniosa, contribuindo, dessa forma, para uma cultura de direitos humanos, de igualdade, de não discriminação e de não violência”.
Na atividade que celebra esta data, instituída em 2017, participaram idosos do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo, dos Centros de Convívio da Ribeirinha, Feteira, Praia do Almoxarife e Santa Casa da Misericórdia da Horta, os utentes do Moviment’arte e Centro de Dia da APADIF e ainda alunos da Escola Profissional da Horta.
“Estamos a dar início a uma jornada verdadeiramente inclusiva e de partilha”, afirmou Maria Antónia Dutra sobre a iniciativa que conta com a colaboração do Arquiteto Tomás Melo, que fará uma pintura unificadora, concluindo assim o mural comunitário.
A Vereadora adianta também que “o Município reconhece a importância desta temática tendo para isso desenvolvido diversas iniciativas entre as quais o Faial em Forma, Bolsa 12, Nascer no Faial, Cheques veterinários, Aprender em Comunidade e pretende promover o II Plano Municipal para a Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, com vista à remoção das barreiras potenciadoras de desigualdades.
Celebrando-se no mês de outubro, o mês do Idoso, e com o intuito de promover um envelhecimento ativo e contribuir para a qualidade de vida da pessoa idosa, a Câmara Municipal da Horta irá desenvolver ainda na próxima segunda-feira, 24 de outubro, a formação “Ser feliz a cuidar”, direcionada a técnicos e direção dos Centros de Dia e Casas do Povo do concelho, e na terça-feira, dia 25, o workshop “Nunca é tarde demais”, destinado à população idosa e população do setor de geriatria, ambos lecionados pelo animador Ângelo Valente.