Para quando a intervenção no acesso ao Monte da Guia e à Praia de Porto Pim?

0
15
DR

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial querem saber quando é que o Governo Regional vai iniciar a intervenção prevista para o acesso ao Monte da Guia e à Praia de Porto Pim, “onde continuam à vista os danos de uma derrocada ocorrida em outubro de 2018”, adiantam.

Carlos Ferreira e Luís Garcia lembram que o deslizamento de terras e rochas do talude do Monte Queimado “aconteceu há cerca de 20 meses, interditando uma via do Ramal do Monte da Guia, junto ao Parque de Contentores do Porto da Horta, onde continuam as proteções em betão colocadas na altura”, criticam

Em março de 2019, os deputados do PSD já tinham questionado o Governo sobre o estudo anunciado para o local e as ações previstas para repor a segurança e a normal circulação de pessoas e viaturas naquela via.

“Foi-nos então respondido que a opção passaria pelo reperfilamento da estrada, numa intervenção orçada em 200 mil euros, estimando-se que o projeto estaria pronto no segundo semestre de 2019, sendo o concurso da empreitada lançado até ao final do ano”, recordam.

“A verdade é que apesar do calendário anunciado pelo governo, o troço de estrada em causa permanece com os mesmos constrangimentos, não sendo visíveis quaisquer sinais de obra, nem conhecidos os trâmites inerentes ao processo”, referem os social democratas.

Segundo Carlos Ferreira e Luís Garcia, “já é bem tempo do executivo esclarecer se o projeto de execução e o procedimento concursal da empreitada cumpriram os períodos anunciados”.

E concluem, frisando que “a época balnear está à porta, sendo a altura do ano em que o Ramal do Monte da Guia é mais procurado pelas pessoas, sendo urgente reforçar a segurança e a normal circulação no local”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO