Parlamento Europeu recebe visita de jovens açorianos a convite do eurodeputado Luís Paulo Alves

0
16

No âmbito do projecto “Tu és Europeu”, uma comitiva de jovens açorianos visitou na passada semana o Parlamento Europeu, a convite do eurodeputado socialista açoriano Luís Paulo Alves. No grupo composto por 40 jovens encontravam-se oito faialenses.

blank

 

Despertar nos jovens açorianos o interesse pelas questões da União Europeia, dar a conhecer o funcionamento do Parlamento Europeu e, principalmente, estimular o sentido activo de cidadania europeia, a solidariedade e a tolerância entre os jovens europeus, envolvendo-os na construção do futuro da União Europeia foi o motivo que levou cerca de 40 jovens açorianos ao Parlamento Europeu a convite eurodeputado do PS/Açores Luís Paulo Alves.

blank

A comitiva que chegou a Bruxelas na passada terça-feira, esteve reunida na tarde da passada quarta-feira no Parlamento Europeu com o eurodeputado para apresentar as conclusões dos trabalhos realizados no âmbito do projecto “Tu és Europeu”, uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, que se insere no “Programa Juventude em Acção”, da responsabilidade da União Europeia, que decorreu na ilha do Pico, de 7 a 9 de Outubro.

As conclusões apresentadas incidem nas áreas da saúde, ambiente, empreendedorismo e combate ao desemprego jovem.

Este encontro contou ainda com a participação de Rui Tavares, eurodeputado independente eleito pelo Bloco de Esquerda, que integra a comissão parlamentar de Liberdades e Direitos Civis. Tavares alertou para a importância de estar a par do que se passa no Parlamento Europeu, na medida em que, e no caso dos assuntos relativos à comissão que integra, o conhecimento e participação ou não dos jovens e da população nas questões de âmbito europeu pode, por exemplo, influenciar a privacidade de cada um, como é o caso da questão do sigilo bancário.

blank

Antes do encontro com o eurodeputado socialista, os jovens tiveram a oportunidade de visitar o Parlamento Europeu e entrar no hemiciclo, centro de decisões da União Europeia.

O projecto “Tu és Europeu – como podes influenciar as decisões da União Europeia” destinou-se a jovens açorianos com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos e serviu para gerar um espaço de debate e de partilha de conhecimentos, ideias, experiências e metodologias, de forma a incentivar a criação de projectos de parceria com outros jovens.

Os restantes dias foram aproveitados pela comitiva para visitar as cidades de Bruxelas e de Bruges. 

Leia a reportagem completa na edição impressa do Jornal Tribuna das Ilhas de 17.12.2010

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!