Parque Natural e Apicultores do Faial produzem mel em parceria

0
28

O Mel do Parque é o mais recente resultado da parceria entre o Parque Natural do Faial e a Cooperativa de Agricultores da ilha. O produto foi apresentado esta tarde, no Jardim Botânico do Faial

O produto Mel do Parque é o mais recente reflexo do programa “Parceiros para o Desenvolvimento Sustentável”, da responsabilidade da Direção Regional do Ambiente. De acordo com Hernâni Jorge, diretor regional da tutela, trata-se de uma iniciativa que visa mostrar que as áreas protegidas podem potenciar “produtos de valor económico”, sendo o fator ambiente encarado, precisamente, como algo capaz de acrescentar valor aos produtos.

No âmbito deste programa já foram desenvolvidas 100 parcerias em toda a Região. Dessas, um terço estão ligadas ao Parque Natural do Faial. O Mel do Parque é o segundo produto lançado ao abrigo do programa, juntando-se assim às ervas aromáticas da Casa d’Ávilas.

Este mel foi produzido em colmeias instaladas no Parque Natural do Faial, mais concretamente na paisagem protegida do Monte da Guia. Foram produzidos 200 frascos, de 350 gramas cada. O projeto, em desenvolvimento desde há cerca de um ano, conhece agora a luz do dia. Trata-se de uma edição limitada e exclusiva, que se distingue pela sua riqueza nutritiva e pelo seu sabor delicado.

Produção de Mel no Faial é negócio com futuro

Quem o diz é António Ávila, presidente da Cooperativa Agrícola da Ilha do Faial (CAIF). O líder dos agricultores faialenses congratulou-se com a vitalidade do núcleo de apicultores da CAIF, que hoje conta com 20 produtores. Se há alguns anos a falta de gente jovem interessada nesta área de produção hipotecava o seu futuro, hoje essa questão não se coloca pois, segundo Ávila, o núcleo conta já com jovens e entusiastas apicultores.

Para incentivar esta área da diversificação agrícola, a CAIF tem promovido várias formações em apicultura e desde há cinco anos que vem participando na Feira Apícola Nacional.

Para o desenvolvimento deste trabalho, António Ávila destaca a importância da melaria do Faial, “uma das melhores dos Açores”. A CAIF quer continuar a trabalhar na apresentação de produtos de qualidade. Nesse sentido, fez uma candidatura ao Proconvergência para que se possa dotar dos meios necessários à moldagem da cera.

Em 2012 os produtores faialenses produziram cerca de 700 quilos de mel. 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!