Desde dia 4 os voos Lisboa – Horta têm sofrido fortes constrangimentos no que
respeita a carga e bagagens. Centenas de passageiros chegam aos Açores sem malas, não havendo qualquer aviso prévio. SATA diz que situação se deveu a condições meteorológicas.
Centenas de faialenses, portugueses e estrangeiros aterraram na Horta sem qualquer bagagem de porão ao longo das últimas semanas. O cenário não é novo, mas foi mais recorrente desde 5.ª-feira, dia 4 de agosto.
De acordo com a SATA / Azores Airlines (AA) estas situações deveram-se às condições meteorológicas que obrigaram a companhia “a conceder no transporte de bagagem e carga para salvaguarda da segurança da operação aérea, tendo em conta a necessidade de assegurar o abastecimento de combustível adicional por forma a alcançar, em segurança, um aeroporto alternante”.
À nossa entrevista afirmam que as decisões são tomadas “tendo em conta a informação técnica disponível a cada momento e de acordo com os procedimentos legais impostos” sendo requisito obrigatório para voos superiores a 02h00, a preparação do plano de voo obedece à publicação do TAF (Terminal Aerodrome Forecast) que apresenta uma previsão alargada de 24h00, sendo esta a informação que influencia os cálculos de combustíveis necessários para os alternantes da operação Lisboa – Horta”, esclarecem.
Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes
Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura