PIB dos Açores mantém crescimento sustentável em 2018

0
11
DR/GPPSA

“O Produto Interno Bruto (PIB) dos Açores cresceu novamente em 2018, ficando acima dos quatro Mil Milhões de Euros e dos 2%, o que confirma o momento positivo que atravessa a nossa economia e atesta a nossa capacidade de produzir riqueza”, afirmou José Ávila. O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores reagia às estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA), divulgadas esta segunda-feira.

“É o quarto ano consecutivo que o PIB regional cresce e seria importante ouvir os partidos da oposição reconhecerem que o bom trabalho que está a ser realizado permitiu alcançar estes resultados”, acrescenta o Parlamentar, referindo-se à estimativa rápida das contas trimestrais regionais que revela que, em 2018, o PIB dos Açores cresceu 2,3% em volume e 4% a preços correntes, o que também revela “a confiança na economia Açoriana, resultado das boas políticas que o Governo dos Açores tem implementado de forma consolidada”.

José Ávila sublinha que o crescimento do PIB tem sido sustentado – “cresce há 19 trimestres consecutivos” – e que os dados do SREA confirmam essa mesma tendência nos últimos três meses do ano passado. Para o deputado do PS/Açores, “este indicador reforça o ciclo de desenvolvimento e de crescimento económico os Açores vivem, quer em termos de produção de riqueza, quer em termos de redução do desemprego e criação de mais postos de trabalho”.

“Para este período de crescimento económico que os Açores vivem também tem sido importante o aumento do investimento privado e do investimento público, assim como o aumento do rendimento disponível das famílias, que se tem traduzido no aumento dos níveis de consumo”, acrescentou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO