Pico recebe V edição do Fórum Empreendedorismo em Turismo Acessível e Sustentável

0
31

Já se encontra em contagem decrescente a V edição do Fórum Empreendedorismo em Turismo Acessível e Sustentável que decorre nos próximos dias 13 e 14 de novembro no auditório do Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico.

Este FETAS caracteriza-se por ser um evento “híbrido” estando aberto ao público quer presencial (máximo de 25 pessoas) quer virtualmente através da plataforma Zoom.

A participação presencial no auditório faz-se através de inscrição gratuita mas obrigatória através do website da Access Azores, bem como o uso de máscara, distanciamento e etiqueta respiratória são requisitos obrigatórios.

Em parceria com o Centro Local de Aprendizagem da Madalena da Universidade Aberta, o evento apresenta como convidados diversas personalidades e entidades ligadas às temáticas em apreço: Sustain Azores, Speech Code, Adapt4You, Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Instituto de Accesibilidad, Escola do Mar dos Açores, Floema, entre outras personalidades e organizações.

O programa arranca no dia 13 de novembro, pelas  10:00 com a sessão de Abertura da V edição FETAS por Manuel Francisco Júnior (Diretor do Museu do Pico), Sandro Jorge (Coordenador CLA Madalena – Universidade Aberta) e Tiago Valente (Presidente Access Azores)
Pelas 10:15, acontece o  Painel I, com o tema Perspetivas sobre acessibilidade, sustentabilidade, inovação e economia com,  Adelino Ribeiro (Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade).

Joana Coutinho (Sustain Azores)  aborda o tema “Estado de Emergência: o papel do Turismo na resposta à crise climática e de biodiversidade (incluindo pandemias)”, Sónia Seixas (Universidade Aberta) fala sobre as “Novas oportunidades turísticas na economia azul” e Ana Rita Fraga (Escola do Mar – Açores), foca a sua apresentação na  “Escola do Mar dos Açores na capacitação de agentes do turismo azul”
Depois da pausa para o almoço, arranca o Painel II, sobre as Boas práticas nas áreas da acessibilidade, sustentabilidade, inovação e economia
com em que são intervenientes, Gálata Llano Vázquez (Instituto de Accesibilidad), Barbara Operschall (Speech Code), Fernando Pinto (Floema), Andreia Matos (Adapt4You) e  Pedro Rosa (Associação de Turismo Sustentável do Faial).
No dia 14 de novembro, logo pela manhã tem lugar a presentação da aplicação Tur4All e do Cool.Tura (Apenas presencial, Sem acesso através do Zoom), seguindo-se depois a sessão de encerramento da V edição do FETAS.

Este evento é organizado acess.org azores – Access Azores – Associação Regional para a Promoção do Turismo Acessível nos Açores parceiro do Parque Natural do Faial e do European Accessible Tourism Partner.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO