Plenário Janeiro – Resultados do sistema educativo marcam primeiro dia dos trabalhos parlamentares

0
9
TI/SG

TI/SG

A sessão de perguntas ao Governo dos Açores sobre os resultados do sistema educativo preencheu o primeiro dia dos trabalhos parlamentares de janeiro da Assembleia Legislativa Regional.

A sessão requerida pelo deputado do Partido Popular Monárquico (PPM), Paulo Estêvão, teve em vista debater os resultados do programa PISA e os rankings das escolas do ensino básico e secundário.

O PISA (sigla em inglês) é um Programa Internacional de Avaliação de Alunos, da responsabilidade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), dirigido a alunos de 15 anos, entre o 7.º e o 12.º ano ao qual Portugal aderiu em 2000.

No decorrer da sessão de perguntas Paulo Estêvão, acusou as políticas educativas do executivo açoriano de serem “um desastre”, lembrando que os Açores estão em “último lugar” em Portugal no âmbito dos testes PISA contrariando a média nacional.

Em resposta, o Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, que a implementação do ProSucesso – Açores pela Educação é “convitamente” a resposta do Governo dos Açores para a promoção do sucesso escolar.

O titular da pasta da Educação considerou que “sobrevalorizar os resultados do PISA e sobrevalorizar a hierarquização dos rankings escolares quando, propositadamente, se ocultam os melhores resultados do TIMSS e os excelentes resultados do TIMSS Advanced é uma prova de desrespeito pela comunidade educativa dos Açores, pelos alunos que estudam, pelos professores que ensinam, pelas famílias que acompanham e pelos dirigentes que regulam as escolas”.

Avelino Meneses recordou que a estratégia do Governo dos Açores para promover o sucesso escolar foi construída de acordo com a estratégia europeia para a educação e formação, a denominada Europa 2020, que tem como principal objetivo aumentar o sucesso escolar a todos os níveis e em todos os ciclos de ensino, assim como reduzir a taxa de abandono precoce da educação e da formação dos jovens dos 18 aos 24 anos”.

 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

https://www.tribunadasilhas.pt/

https://www.facebook.com/tribunadasilhas

https://twitter.com/tribunadasilhas

http://issuu.com/tribunadasilhas

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO