Portugal, os Acores e a Grande Guerra em análise na universidade dos Açores

0
35

Realizou-se a 26 de janeiro, no âmbito da Cátedra Jean Monnet da Universidade dos Açores, em parceria com o Governo Regional dos Açores, um colóquio subordinado ao tema “Portugal, os Açores e a Grande Guerra”, que decorrerá no Anfiteatro B da Universidade dos Açores, e com ligação, via videoconferência, para os campi de Angra do Heroísmo e da Horta.

Este colóquio teve inicio com uma mesa redonda, na qual investigadores e especialistas abordaram diferentes perspectivas do tema “Os Açores e a Grande Guerra”. 

O faialense Carlos Lobão, Doutor em História Contemporânea, a partir da Horta teve oportunidade de explanar sobre “A hora dos cabos submarinos – Um intervalo de tempo – a Primeira Guerra”. 

José Manuel Salgado Martins, Coronel e Mestre em História Insular e Atlântica, falou sobre “Sofrimento: denominador comum da participação portuguesa na Grande Guerra”; Sandra Monteiro, Mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento, Versou “Reflexos da Grande Guerra nos Açores: vivências no Concelho da Lagoa”; e Sérgio Rezendes, Mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento, falou sobre “O efeito em cadeia e a Grande Guerra nos Açores”.

Este evento contou também com a presença do reconhecido especialista António José Telo, Professor Catedrático da Academia Militar, que proferiu uma conferência versando a temática “Erros e Ilusões sobre a Beligerância Portuguesa na Grande Guerra”.


O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!