Praia do Almoxarife homenageia Rosa Leal em dia da freguesia

0
29
blank

blank

A Freguesia da Praia do Almoxarife comemorou no passado dia 11 de Maio o seu Dia da Freguesia.
Este ano, sob a presidência de João Neves, a freguesia de Almoxarife, homenageou a professora Rosa Leal, que durante longos anos foi educadora de infância da Escola da Praia do Almoxarife.
De acordo com o presidente da Junta “mais do que acompanhar e ensinar as crianças desta freguesia, a professora Rosa Leal foi um “motor” que colocou muitas ideias em prática, muitos projetos em marcha e muitas crianças e idosos a brincar e a rir.
Pelo contributo que deu nas últimas duas décadas na vida da nossa freguesia, a professora Rosa Leal merece o reconhecimento desta comunidade com a qual mantém contato mesmo já não sendo professora no estabelecimento de ensino da freguesia.”
João Neves classificou a freguesia da Praia do Almoxarife como “ uma freguesia de Futuro e com condições para todos os que aqui nasceram ou aqui escolheram viver.”
Adiantou que “todos os dias esta Junta e os seus funcionários trabalham para que algo melhore, para que algum aspeto seja corrigido e no sentido de resolver os problemas que surgem”.
O presidente entende que “as Juntas de Freguesia estão na linha da frente mas, efetivamente, não têm os meios, nem humanos nem financeiros, para responder a todas as necessidades com a rapidez e eficiência que muitas vezes é necessário”, e acrescentou que “em bom da verdade, as soluções muitas vezes só aparecem devido à boa articulação institucional que existe numa ilha como a nossa e que permite uma partilha de esforços a favor do bem comum”, recordando o 4.º Encontro Regional de Freguesias, em que participou e durante o qual foram debatidas alterações no âmbito das competências das freguesias.
João Neves referiu-se à zona balnear de Almoxarife e à sua filarmónica como dois símbolos que levam o nome da freguesia mais longe e frisou a importância de “conhecer as gentes que fazem desta localidade o seu berço.”
O presidente da autarquia revelou ainda estar empenhado “em conjunto com a Câmara Municipal da Horta, na asfaltagem já a decorrer na Rua da Ramada e, a seguir, na Rua da Fernandega. Este é um compromisso do Partido Socialista que agora cumprimos e que em muito favorecerá a zona alta da freguesia. E nesta área, não posso deixar de referir a Rua do Chão-Frio que efetivamente necessita também de uma intervenção profunda e para a qual iremos trabalhar para que se concretize. “
Referiu-se ainda às obras do Ninho das Metralhadoras e à colocação de uma passadeira junto à paragem de autocarro em frente à filarmónica.
“Apoiar e colaborar com as instituições da nossa freguesia, como a Sociedade Filarmónica Unânime Praiense, a Paróquia de Nossa Senhora da Graça, a Casa do Povo e a escola é outra das missões que eu, pessoalmente, considero fundamentais numa junta de freguesia. Neste sentido, estamos em contato próximo com a filarmónica para proceder em breve à reabilitação do campo anexo a este edifício e mantemos o apoio logístico e financeiro habitual às festas de Nossa Senhora da Graça” – explicou.
Sobre o facto da zona balnear de Almoxarife não ter sido contemplada com o galardão Bandeira Azul, João Neves refere que “este é um objetivo para o qual continuaremos a nos esforçar anualmente. Alguns resultados das análises com a classificação de Bom inviabilizaram a obtenção deste galardão que apenas premeia zonas com classificação de Excelente, em todas as análises realizadas. Sabendo que muitas vezes são condicionantes naturais que interferem neste processo, como por exemplo a influência da ribeira que desagua no local, só nos resta manter o espaço com as melhores condições para os banhistas que o procuram pois estas, para nós, devem ser as mesmas com ou sem Bandeira Azul para que a praia do Almoxarife continue a ser uma das zonas balneares de referência do Faial.”
No final da sua intervenção João Neves parabenizou Roberto Ponte pelo facto de se ter sagrado no passado dia 30 de abril, numa prova que decorreu em Gondomar, Campeão Nacional de Culturismo Masterclass +50 anos. “Este feito é uma forma de levar mais longe o nome da Praia do Almoxarife e sobretudo um exemplo de como o sucesso acontece quando há dedicação e esforço”, disse. g