Início Notícias Local Presidente da Assembleia Legislativa incentiva à participação no Prémio Literário Vitorino Nemésio...

Presidente da Assembleia Legislativa incentiva à participação no Prémio Literário Vitorino Nemésio em Coimbra

0
5

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, incentivou ontem escritores de toda a lusofonia a candidatarem-se ao Prémio Literário Vitorino Nemésio, destacando o significado de apresentar a iniciativa em Coimbra, “a cidade que o amadureceu como escritor e como homem, moldando uma visão crítica e original que marcaria de forma indelével a sua obra literária e intelectual”.

 “É com profundo simbolismo que trazemos hoje a Coimbra este prémio, uma iniciativa que celebra a literatura e que, como Coimbra, é um espaço de ideias, de reflexão e de criação”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa, na sessão de apresentação do prémio, que teve lugar ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Coimbra.

 Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano referiu que o prémio, cuja primeira edição tem candidaturas abertas entre 6 de janeiro e 7 de março de 2025, “é um convite a todos os que partilham dessa “forte vocação literária” para que se unam a este movimento de celebração da criatividade em língua portuguesa”, incentivando à participação de “escritores de todas as geografias lusófonas – sejam eles jovens talentos ou autores consagrados”.

 A sessão que contou com a intervenção de Luísa Nemésio, neta do autor que dá nome ao prémio, a qual, para além de enaltecer a iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa, partilhou um testemunho pessoal sobre o legado deixado pelo seu avô que foi “um exemplo de simplicidade, autenticidade, naturalidade e um mestre em cultivar afetos”, afirmou Luísa Nemésio, acrescentando que “é, sem qualquer dúvida, uma referência na minha vida”.

 A apresentação em Coimbra marcou o início da divulgação desta iniciativa no Continente, sucedendo ao ciclo inicial de sessões realizadas nos Açores. Com a presença de entidades públicas e privadas, bem como de destacadas figuras da literatura, cultura e sociedade civil, o evento destacou o compromisso da Assembleia Legislativa em alargar o alcance do prémio, mobilizando não apenas os açorianos, mas todos os falantes da língua portuguesa, reforçando o caráter universal desta celebração da criatividade literária.

 O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Casa da Região Centro, reforçando o intercâmbio cultural entre as duas regiões, terminando com um momento musical do dueto Ana Goulart e Hugo Ferreira, que interpretaram temas açorianos e poemas musicados de Vitorino Nemésio.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!