Presidente da Câmara Municipal e Secretário Regional do Ambiente visitam Praia do Porto Pim

0
28
blank

O Presidente da Câmara Municipal da Horta e o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, acompanhados pela Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, visitaram a Praia do Porto Pim, para que o governante pudesse verificar in loco o problema de acumulação de algas, considerando que, na sequência da recente alteração orgânica do Governo Regional dos Açores, o ordenamento e a gestão da orla costeira passaram para a tutela da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Perante o cenário de algas infestantes que está a assolar a costa do Faial, e em especial aquela zona balnear, Carlos Ferreira reiterou a Alonso Miguel que “para além da operação de remoção das algas que foi agora realizada, é imprescindível que o Governo Regional dos Açores garanta a limpeza diária da Praia do Porto Pim, evitando a acumulação de algas que tem ocorrido nos últimos tempos”.

O autarca faialense expressou ao governante que “se trata de uma situação muito preocupante para os locais, mas também para os turistas que visitam o Faial”, exemplificando que, na passada semana, o concelho recebeu centenas de visitantes que participaram na 7.ª edição do Azores Trail Run.

“Não é esta a imagem do Faial que queremos passar à nossa população e a quem nos visita. Somos um destino de excelência e a baía do Porto Pim é uma das nossas imagens de marca no exterior, pelo que o Município já manifestou também a disponibilidade para colaborar com as entidades competentes, para encontrar soluções para esta questão”, considerou.

À semelhança das várias diligências anteriormente realizadas, Carlos Ferreira transmitiu, ainda, ao Secretário Regional que “terá, certamente, de haver uma abordagem científica para aferir a possibilidade de resolver, de forma permanente, este arrojamento constante de algas”, compromisso hoje assumido por Alonso Miguel, que indicou já ter solicitado uma reunião com a Universidade dos Açores para o efeito.