Presidente do Governo recebeu Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação

0
17
DR

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebeu hoje o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, no início de uma visita aos Açores “que vem num bom momento” por permitir mostrar à Comissão Europeia o trabalho que está a ser desenvolvido por entidades públicas e privadas da Região nestas áreas, em estreita articulação e com o apoio do Governo da República.

“Esta visita ocorre num bom momento porque permite realçar o trabalho e o esforço que tem sido feito, não apenas naquilo que tem a ver com o Governo dos Açores, mas também com a Universidade dos Açores, com os centros de investigação e com as empresas, na área da investigação e do conhecimento e na ligação entre essa investigação e o sector empresarial”, afirmou Vasco Cordeiro.

Após o encontro com o Comissário Carlos Moedas que decorreu em Ponta Delgada, o Presidente do Executivo açoriano assegurou que existem áreas em que esta ligação já atingiu um determinado patamar, estando também a ser feito um caminho para aprofundar este potencial nos sectores onde ainda está por realizar.

“Ter a possibilidade de poder dar nota à Comissão Europeia, por intermédio do Comissário Carlos Moedas, daquilo que estamos a fazer nesta área numa Região que procura fazer um percurso de desenvolvimento e de criação de oportunidades nestes domínios, é motivo de satisfação”, destacou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo assegurou, por outro lado, que a Região, pelo seu posicionamento estratégico, pode contribuir para a projeção da União Europeia nos domínios da Ciência e da Investigação.

“O mar, a vulcanologia, as alterações climáticas e o estudo do clima, entre outras matérias, são áreas em que os Açores têm condições ímpares para fortalecer a posição e a ambição que a própria União Europeia tem neste domínio”, afirmou Vasco Cordeiro.

A convite do Presidente do Governo, o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação iniciou, esta quarta-feira, uma visita de três dias aos Açores, uma deslocação oficial que encerra o Roteiro da Ciência que foi promovido em várias regiões e cidades portuguesas por este responsável europeu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO