O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, fez ontem um apelo aos agentes políticos e à sociedade civil para trabalharem juntos em prol do desenvolvimento do concelho da Horta, considerando que este “tem condições únicas para ser uma terra mais desenvolvida e capaz de fixar e atrair jovens”, nos mais diversos domínios.
Discursando na Sessão Solene Comemorativa do 190.º aniversário da elevação da Horta de Vila a Cidade, que teve lugar ao final da tarde de ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Assembleia dos Açores sublinhou a necessidade de “aproveitar melhor as potencialidades já existentes” na ilha.
“Tudo isto é real e, com profissionalismo e vontade, pode ser exponenciado facilmente”, afirmou o Presidente do Parlamento açoriano, apelando ao diálogo e a uma conjugação de esforços “que permitam que os processos se desenvolvam e avancem”.
Dando como bom exemplo o trabalho desenvolvido no domínio do mar naquele concelho, que acolhe instituições governamentais, universitárias, empresariais e associativas, o Presidente Luís Garcia lembrou que “é preciso saber aproveitar e rentabilizar” o que já existe, mas também criar oportunidades noutras áreas, que tem igualmente condições únicas na ilha, “como o turismo, o ambiente ou a cultura”.
No dia em que a cidade da Horta completou 190 anos de vida, o Presidente da ALRAA enalteceu ainda o papel desempenhado por todos os homens e mulheres que “ao longo destes quase dois séculos” serviram e “conduziram os destinos da Horta e das suas freguesias”.