A história de Helen Rost Martins cruza-se com a da Universidade dos Açores. Chegou à Horta em 1976, quando a academia açoriana dava os primeiros passos, tornando-se a primeira investigadora a trabalhar na área da biologia marinha no arquipélago.
Natural de Tromsø, no norte da Noruega, nasceu a 6 de abril de 1932. Prosseguiu estudos na Universidade de Bergen e de Oslo. Nesta Universidade trabalhou no Museu de História. Natural onde conheceu o geólogo português José Ávila Martins, com quem casou.
Foi precisamente a criação da Universidade dos Açores que trouxe o casal para o Faial. Hoje Helen é Senior Sceintista Emerita e Membro Honorário do OKEANOS Instituto de Investigação em Ciências do Mar.
Quando chegou, existia pouco mais do que a vontade de criar uma universidade e os primeiros tempos não foram fáceis. Helen Martins começou a trabalhar praticamente do zero, estudando espécies marinhas que chegavam à lota da Horta, junto dos pescadores. Lápis, papel, fita métrica e uma balança eram os meios que dispunha. Assim, foi construindo a sua carreira nos Açores. Viu crescer esta Universidade e contribuiu para a investigação marinha na Região.
Com 93 anos, e mais de meio século dedicado à investigação, diz sentir-se um “fóssil vivo”. Passa parte dos seus dias no antigo Departamento de Oceanografia e Pescas, hoje Okeanos – Instituto de Investigação em Ciências do Mar e fica satisfeita quando os jovens investigadores recorrem aos seus conhecimentos.
Caminha diariamente, criou o Clube das Meias, confecionando meias de lã à moda antiga. Foi aluna do Conservatório Regional da Horta durante 12 anos, e fundadora da Associação Amigos do Conservatório, revelou ao Tribuna das Ilhas.
Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes
Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura














