Programa Operacional e Plano Junker analisados por Cordeiro e nova Comissária Europeia

0
9

O Presidente do Governo Regional esteve reunido, no início desta semana em Bruxelas, com a nova Comissária Europeia para a Política Regional, Corine Cretu.

Neste encontro foi abordado o novo Programa Operacional dos Açores, recentemente aprovado pela Comissão Europeia e que vai possibilitar um investimento de cerca de 1.500 milhões de euros até 2020. O Plano Junker, apresentado pelo Presidente da Comissão Europeia para estimular o crescimento económico e a criação de emprego na União Europeia também foi tema de conversa.

“Esta reunião foi positiva e útil, desde logo para dar a conhecer à senhora Comissária responsável pela Política Regional a forma como os Açores se estão preparar para o cabal aproveitamento deste próximo ciclo de programação de fundos comunitários 2014-2020”, afirmou Vasco Cordeiro.

No âmbito do Plano Junker, Cordeiro alertou a Corine Cretu para a relevância deste plano ter um envolvimento ativo e prático das Regiões, e não um processo que decorra apenas ao nível dos Estados-Membros.

“O envolvimento das Regiões afigura-se como fundamental para que, efetivamente, o programa possa atingir todas as parcelas do território da União, nomeadamente aquelas que são as regiões mais distantes ou periféricas, e produza os resultados almejados em termos de emprego e criação de riqueza na Europa”, realçou.

Esta foi a primeira de uma série de contatos que o Presidente do Governo açoriano fez durante esta semana. Na quarta-feira, Vasco Codeiro encontrou-se também com o Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, e com o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO