Projeto “Estás ON! Informa-te, Debate e Decide” arranca nos Açores

0
8
blank

A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude (DRJ), assinalou na sexta-feira o arranque do projeto “Estás ON! Informa-te, Debate e Decide”, para promover a cidadania e a educação mediática dos jovens face aos perigos da desinformação, das ‘fake news’ e do populismo.

Conforme explicou Maria João Carreiro, este projeto, aprovado e co-financiado pelo programa Erasmus+, vai desenvolver-se durante um ano e culminar com a criação do “Manifesto Jovem para a Informação e Literacia Mediática dos Açores”.

“Vão ser desenvolvidas iniciativas de auscultação dos jovens, entre as quais um encontro nacional que além dos jovens, vai integrar académicos, jornalistas e decisores políticos na reflexão sobre os perigos que os jovens enfrentam, por um lado, e, por outro, sobre os mecanismos para promover o pensamento critico dos jovens para questionar, analisar e avaliar a informação”, acrescentou.

Maria João Carreiro falava na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, durante a abertura de uma sessão de sensibilização dos jovens para a importância das Eleições Europeias do próximo mês de junho, integrada no ‘roadshow’ nacional que está a ser promovido pela Agência Nacional Erasmus +.

“O Governo dos Açores acolhe o desafio da participação e da cidadania ativa dos jovens não como uma problemática, mas como uma oportunidade”, afirmou, para sublinhar que foi este entendimento do Executivo que levou à construção do Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem – DemocraciAZ.

“Acreditamos que os Açores oferecem todas as condições para ser uma referência em termos de participação e de cidadania ativa jovem. Através do DemocraciAZ e de outros projetos e iniciativas, como o ‘Estás ON!’ estamos a procurar estimular o interesse cada vez maior na participação dos jovens na vida pública”, defendeu.

A titular da pasta da Juventude assinalou, ainda, o facto de a sessão de esclarecimento promovida pela Agência Nacional Erasmus + e do arranque do projeto “Estás ON!” acontecer durante a Semana Europeia da Juventude, que envolveu mais de 100 participantes de diferentes ilhas na iniciativa Euroclasses”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!