Projeto ‘Terceira Tech Island’ já é um sucesso, afirma Sérgio Ávila

0
25
DR-GaCS

O Vice-Presidente do Governo afirmou hoje, na Praia da Vitória, que o conceito ‘Terceira Tech Island’ (TTI), idealizado há pouco mais de um ano, já é um sucesso no terreno.

Sérgio Ávila, que falava na cerimónia de inauguração das instalações de mais uma empresa tecnológica naquela cidade, no âmbito do TTI, lembrou que o projeto foi lançado para ajudar a combater o impacto causado pela redução de atividade na Base das Lajes.

Perante o grave problema social criado por essa situação, nomeadamente ao nível do emprego, “procurámos, tentando perceber a economia à escala internacional, qual seria o setor de atividade com maior potencial de crescimento que pudesse ser implementado num arquipélago com as caraterísticas dos Açores”.

“Apercebemo-nos claramente que seria a área de programação, com maior potencial de crescimento”, porque há uma grande carência de programadores e é o setor em que havia “mais condições para atrair empresas internacionais, porque daqui podemos produzir para o mundo, sem estarmos condicionados com questões logísticas e de transportes”, acrescentou o Vice-Presidente

Para concretizar o projeto, sublinhou Sérgio Ávila, ‘só precisávamos de ter um aspeto essencial neste setor: qualidade de recursos humanos’ e, para isso, ‘tivemos a capacidade de formar estas pessoas em tempo recorde, formámos intensivamente e continuamos a formar’.

Sublinhando a qualidade dos programadores formados, o governante disse que, se atualmente se exporta software “do centro da Praia da Vitória para França, Holanda, Áustria, Jordânia e um conjunto de outros países, é porque somos capazes de produzir à escala mundial”.

O Vice-Presidente do Governo frisou que o TTI, “em que muito poucos acreditavam”, é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo “um exemplo de como é possível pegar num problema, num grave problema, e encontrar uma oportunidade alternativa de criação de emprego”.

Sérgio Ávila destacou que este projeto “já mudou a vida de 120 Açorianos, que já estão empregados ou em formação no âmbito do TTI, e está a revitalizar o centro da Praia da Vitória, a criar emprego e a fazer crescer a economia da Terceira e dos Açores’.

A InfoSistema, empresa que hoje inicia atividade na Praia da Vitória, tem 10 programadores e conta contratar mais 10 nos próximos dois meses, juntando-se a cerca de uma dezena de empresas já instaladas ou em vias de instalação.

Atualmente, está a decorrer a formação de mais 45 programadores, estando abertas inscrições para mais cursos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO