PS/Açores propõe que o Parlamento Açoriano continue a acompanhar a recuperação dos estragos provocados pelo Furacão Lorenzo

0
26
DR/PS
DR/PS

“O Grupo Parlamentar do PS/Açores propõe a criação de um Grupo de Trabalho para assegurar o acompanhamento e avaliação dos processos de reabilitação das infraestruturas danificadas pelo furacão ‘Lorenzo’, com especial destaque para a situação das ilhas do Grupo Ocidental”, adiantou Miguel Costa, na sequência do Projeto de Resolução entregue no Parlamento Açoriano.

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, recordou “o importante trabalho desenvolvido” na passada legislatura, “trabalho esse que foi acompanhado de perto pelos deputados do Parlamento Açoriano, através de um Grupo de Trabalho semelhante, a quem foram prestados de forma transparente e próxima os esclarecimentos sobre os procedimentos adotados e previstos”.

Miguel Costa destacou os estragos provocados pela passagem do furacão “Lorenzo”, a 2 de outubro de 2019, e os consequentes impactos económicos e sociais: “Estamos a falar de avultados prejuízos, estimados em cerca de 300 milhões de euros, que afetaram infraestruturas e equipamentos portuários, redes viárias, habitações e equipamentos públicos, provocando constrangimentos no setor empresarial privado, nas pescas e na agricultura”.

Muito em particular, acrescentou o deputado, “no caso da Ilha das Flores, cujo porto comercial foi praticamente destruído, e por consequência na ilha do Corvo, os impactos ainda se fazem sentir em termos de abastecimento de bens e mercadorias”.

Agora, defendeu Miguel Costa, importa que o Parlamento continue “a acompanhar e a garantir que os processos conducentes à recuperação dos danos, e consequente regularização do funcionamento da economia regional, sejam céleres no sentido de serem repostas todas as condições para as populações e empresas afetadas”. Essa foi também uma das recomendações resultantes da avaliação feita pelos deputados que integraram o anterior grupo de trabalho.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO