PS/Açores quer conhecer acordos do Governo Regional com os profissionais do setor da Saúde

0
28
blank
Tiago Lopes PS

O Grupo Parlamentar do PS requereu ao Governo informação sobre os acordos que o Governo Regional estabeleceu com os profissionais de Saúde a trabalhar na Região.

O requerimento, entregue esta terça-feira na Assembleia Regional foi assinado pelos deputados socialistas Tiago Lopes, Ana Luísa Luís, Célia Pereira e Rodolfo Franca

Tiago Lopes, o primeiro subscritor, explica que o PS pretende saber “quais os termos exatos dos acordos estabelecidos pelo Governo com as diversas Ordens e Sindicatos, relativamente aos processos negociais das carreiras dos Enfermeiros, dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, dos Farmacêuticos e funcionários das carreiras Regime Geral do Serviço Regional de Saúde”.

Tiago Lopes recordou que “na sequência dos acordos celebrados em 2021 por este Governo Regional foram criadas injustiças, decorrentes da sua aplicação prática, que levaram a novas reivindicações dos diferentes profissionais que exercem no Serviço Regional de Saúde”.

Outro aspeto que os socialistas querem ver esclarecido é se o Governo Regional considera que “os termos dos acordos alcançados e anunciados pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto a 26 de abril respondem e resolvem as referidas reivindicações na sequência das injustiças criadas por este Governo?”.

“Mais do que anunciar, há que passar das palavras aos atos. Os acordos estão firmados por todas as partes? Já são uma certeza ou apenas uma intenção? Quando vai o Governo reposicionar e regularizar as carreiras destes profissionais de saúde? Estes são aspetos que deveria ser o próprio Governo a esclarecer, mesmo antes de anunciar acordos. Mas, como não o fez, avançamos nós com esse pedido de esclarecimento, para que todos fiquem cientes daquilo que entrará, efetivamente, em vigor, no Serviço Regional de Saúde”, finalizou o deputado do GPPS, Tiago Lopes.