PS/Faial congratulou-se com conclusão do PLA que completa a Escola do Mar dos Açores

0
43
blank

O Secretariado de Ilha do PS Faial congratulou-se, esta sexta-feira, com a inauguração do parque de limitação de avarias (PLA) da Escola do Mar dos Açores (EMA), projeto desenvolvido pelo anterior Governo Regional do Partido Socialista e que constitui um elemento fundamental na estratégia de aproveitamento das potencialidades que o Mar oferece à Região, contribuindo, de igual forma, para a dinâmica económica da ilha e da região.

“Foi dado mais um importante passo na conceção e construção do projeto da Escola do Mar dos Açores, com a inauguração desta infraestrutura, ainda que tenha ocorrido de forma meio escondida, talvez por representar mais um ‘cortar de fita’, de iniciativas herdadas, a que este Governo Regional nos tem habituado”, refere o PS/Faial.

Para os socialistas, este investimento de importância para a ilha, concebido e desenvolvido pelos anteriores governos do PS, está praticamente completo, conclui o projetado para a Escola do Mar dos Açores, “traduzindo-se num passo determinante para a diferenciação que sempre foi preconizada no papel que a Região pode desempenhar”.

Este centro regional, mas também nacional, de formação para profissionais marítimos, permitiu a recuperação e requalificação da antiga Estação da Rádio Naval da Horta, aguarda agora que se possa abrir uma oferta formativa, que se pretende diferenciadora.

De recordar que a Escola do Mar, que no seu arranque envolveu a Universidade dos Açores,
através do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP/UA), a Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) e a Câmara Municipal da Horta, assume um pioneirismo na formação para o Mar, quando se propõe construir e integrar uma oferta formativa, na formação de marítimos, de mestrança e marinhagem, nas áreas da pesca, aquacultura e comércio, incluindo áreas como a certificação internacional  STCW, a construção e reparação naval, o setor portuário, o turismo, o ambiente a segurança e a energia.

Esta instituição, que resultou de um exemplo de cooperação entre Governo Regional dos
Açores, do Partido Socialista, e o Governo da República, pretende ainda corresponder às
necessidades formativas locais, com potencial na captação de novos mercados e oportunidades que poderão ser exploradas no plano nacional e mesmo internacional. Um projeto estruturante para alavancar a economia da ilha com a criação de emprego direto e indireto a através de parcerias com empresas privadas que podem e devem acrescentar valor a este projeto. O PS Faial espera que a vontade política e a visão que esteve na génese deste projeto se mantenha e que o mesmo não se torne numa mera escola de pescas e de cursos de nível inferior.