PS visita obra do Centro de Resíduos do Faial

0
4

Os candidatos do Partido Socialista às eleições legislativas de Outubro visitaram na manhã de terça-feira a obra do Centro de Processamento de Resíduos do Faial, obra que está a decorrer há cerca de um mês, no lugar da Fajã, Praia do Norte, e que está orçada em cerca de 6 milhões de euros.

Este centro surge numa altura em que o aterro sanitário do Faial está esgotado e em que a necessidade de acabar com este foco de resíduos se tornou premente.

No final da visita, Ana Luís, cabeça de lista do PS pela ilha do Faial, considerou que a obra em curso é “de extrema importância para a ilha do Faial, quer no trabalho em prol do ambiente, quer em prol do desenvolvimento da saúde ambiental da nossa ilha, bem como, enquanto potenciadora e geradora de emprego”.

Para Ana Luís, o facto de esta obra não constar do manifesto eleitoral de 2008 e se estar a concretizar demonstra “a vontade que existe em fazer obra no e para o Faial quando é oportuno e importante”, acrescentando ainda que “esta obra surge no seguimento de muitas outras que a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tem feito no Faial e tem uma missão muito pertinente, missão essa que depende de todos nós, ou seja, a protecção do ambiente que nos rodeia”.

O sucesso deste centro de resíduos vai ser medido, de acordo com a candidata do PS, “de acordo com os nossos comportamentos e com a nossa colaboração, pois importa que nós, enquanto cidadãos, saibamos e contribuamos para uma reciclagem mais assertiva”.

A candidata focou ainda todo o trabalho que tem sido desenvolvido em prol da educação ambiental, “quer a educação ambiental nas escolas, quer nas freguesias, tem contribuído para o desenvolvimento de práticas ambientais mais correctas que permitam que as nossas crianças cresçam com essa consciência”.

Neste campo, Ana Luís diz que vai prosseguir um trabalho de sensibilização da população para que a recolha dos resíduos seja mais eficaz e para que o centro cumpra um dos seus objectivos, isto é, a valorização dos resíduos.

Neste momento decorrem as obras de construção do centro de processamento, sendo que numa fase seguinte será selado o aterro existente. Ainda em breve, será aberto concurso destinado a seleccionar um operador para gerir o centro faialense.

 

 

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO