PSD/Açores destaca arranque do CREDITHAB para apoiar famílias com crédito à habitação

0
36
blank

A deputada do PSD/Açores Vitória Pereira destaca a abertura esta quarta-feira, 1 de março, das candidaturas ao programa CREDITHAB, criado pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), que compensa as famílias açorianas afetadas pelo aumento das taxas de juro no crédito à habitação.

A parlamentar social-democrata realça a “atuação e prontidão do Governo Regional na implementação de medidas para responder e mitigar os efeitos da crise inflacionista, decorrentes do cenário macroeconómico resultante de uma pandemia, de uma guerra na Europa e consequentemente a pressão inflacionista generalizada”.

Para Vitória Pereira, estes fatores “têm vindo a desafiar a gestão financeira e a taxa de esforço mensal das famílias açorianas mais fragilizadas”, ao que o Governo vem desde logo dar resposta “apoiando-as nas dificuldades em fazer face às suas responsabilidades financeiras”.

“O programa CREDITHAB consiste numa linha de apoio, de carácter excecional e temporário, às famílias com créditos à habitação própria permanente, até um montante máximo de 200 mil euros, e que tenham manifestado dificuldade no cumprimento das suas obrigações contratuais”, indicou a deputada eleita por São Miguel.

Segundo a parlamentar social-democrata, “o programa conta com uma dotação de um milhão de euros para 2023, cujas candidaturas podem ser apresentadas via online no portal CREDITHAB.azores.gov.pt, ou presencialmente numa das 55 lojas RIAC – Rede Integrada de Apoio ao Cidadão”.

“As famílias podem inclusivamente proceder a uma simulação do apoio que varia entre os 25 e os 200 euros, conforme os comprovativos apresentados, a serem analisados pela RIAC e pela Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade”, acrescentou Vitória Pereira.

“Podem candidatar-se ao programa famílias que tenham contraído um empréstimo à habitação até 31 de julho de 2022, data esta que o Banco Central Europeu começou a subir as taxas de referência, depois de mais de uma década de juros baixos, e inclusivamente negativos”, explicou.

“O Governo da Coligação está uma vez mais a afirmar a mudança de paradigma, demonstrando claramente que está ao lado das famílias açorianas e de olhos postos na atual conjuntura económica e social na Região”, finalizou a deputada do PSD/Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!