PSD/Açores pede esclarecimentos à SATA

0
0

O PSD/Açores, através do deputado Jorge Costa Pereira, enviou um requerimento à Assembleia Legislativa, onde pede esclarecimentos à tutela sobre que tipo de equipamento vai ser utilizado pela SATA após aderir ao Projeto RISE.

Segundo comunicado enviado à nossa redação, Jorge Costa Pereira, esclarece que “é com óbvia satisfação que recebemos a informação de que a SATA tinha decidido aderir ao Projeto RISE, uma opção que se considera positiva, pelo que queremos agora saber qual o tipo de equipamento que a companhia irá utilizar nos seus aviões”. O social-democrata considera que este projeto “visa melhorar a precisão da trajetória de aproximação das aeronaves à pista. Espera-se que venha a diminuir os cancelamentos por falta de visibilidade ou “tecto” de nuvens baixo, assim como o consumo de combustível nas fases de aproximação e aterragem, reduzindo o seu impacto ambiental”.

Jorge Costa Pereira sublinhou o facto de a SATA tornar público “que o Projeto RISE, uma iniciativa liderada e cofinanciada pelo SESAR JU (Single European Sky Air Traffic Management  Research Joint Undertaking), vai contemplar os três aviões A320 e o aeroporto na Horta. Prevendo-se, ainda este ano, o alargamento ao aeroporto de Ponta Delgada”.

No entender de Costa Pereira “os novos procedimentos, resultantes do Projeto RISE, poderão capacitar os aviões para aproximações de acordo com três níveis (RNP 0.3; RNP 0.2; e RNP 0.1), que dependerão do nível do equipamento a instalar nas aeronaves”.

“Ora, considerando que entre o RNP 0.3 e o RNP 0.1 existe uma significativa diferença na altitude mínima de aproximação das aeronaves” pretendem saber “qual destes três níveis de equipamento será usado pelas aeronaves nas pistas dos aeroportos da Horta e de Ponta Delgada”.

Os sociais-democratas querem ainda saber se a SATA pretende “numa fase posterior, alargar a instalação de tal equipamento às aeronaves da frota da SATA Air Açores”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO