Secretária Regional da Educação assegura prioridade na preservação da Escola Secundária Antero de Quental

0
50
DR/GACS

A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, assegurou ser prioritário para o Governo Regional dos Açores a intervenção na Escola Antero de Quental, que está em “grande degradação”, por ser uma escola Palácio de “valorização regional que faz parte da história do percurso da Região” e pela qual já passaram “muitas gerações micaelenses”.

“É preciso ter em atenção a preservação desta escola, em especial do antigo Palácio da Bela Fonte”, defendeu Sofia Ribeiro.

A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, falava à margem de uma visita realizada hoje à Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, em conjunto com a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, e a Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro.

À margem da visita, a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações revelou que esta visita foi solicitada no âmbito de intervenções necessárias no teto da sala dos professores.

Ana Carvalho garantiu que o reparo já foi feito, com a colocação de uns andaimes e uma película de cobertura, e quanto à segunda fase da obra, será realizado um tratamento antitérmitas por todo o palácio, que durará cerca de dois meses, garantindo ainda que a Secretaria Regional das Obras Públicas irá contratar um conservador para tratar das pinturas da sala dos professores e no futuro nas restantes salas.

No fim do encontro, a Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital salientou que que a Secretaria Regional da Cultura, em conjunto com a Direção Regional da Cultura, está “disponível para proceder à recuperação e restauração das obras do espólio da Escola”, asseverando mesmo que um técnico especializado em pinturas de conservação vegetal irá resolver a questão das pinturas das obras e livros de vários autores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO