PSD promove transparência na recuperação dos prejuízos provocados pelo Furacão Lorenzo

0
33
DR
DR

O deputado do PSD/Açores, Bruno Belo, entregou hoje um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo Regional a apresentação ao Parlamento de um relatório trimestral sobre a recuperação dos danos provocados pelo Furacão Lorenzo.

O social democrata pretende assim ver assegurada “uma transparência total sobre a execução financeira e material dos investimentos destinados a recuperar os prejuízos do Lorenzo, sendo o relatório em causa analisado pela Comissão de Economia da ALRAA”, explicou.

Para Bruno Belo, “é fundamental que o Parlamento conheça, ao pormenor, a natureza de todos os investimentos. bem como a sua grandeza numa ótica de total transparência”, reforça.

“Só assim poderá ser acompanhada, de forma efetiva e regular, toda a execução financeira bem como a execução física dos investimentos referentes a recuperação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo”, frisa o deputado do PSD/Açores eleito pelas Flores.

“Ainda há poucos dias”, recorda, “assistiu-se a um incumprimento, face ao que foi prometido, uma vez que o anterior Governo Regional anunciou uma transferência de 20 milhões de euros da República, ainda em 2019, e uma outra, de igual valor, já em 2020”.

“Acontece que, na sua síntese de execução orçamental, o Governo da República, mostra que a segunda transferência não foi efetuada. E são essas informações que, com todo o rigor e transparência, o Parlamento dos Açores tem de conhecer, para agir em conformidade”, afirma Bruno Belo.

Em outubro de 2019, a passagem do Furacão Lorenzo deixou um rasto de destruição nos Açores, em particular nas infraestruturas marítimas e em especial no Porto Comercial das Lajes das Flores.

Em fevereiro de 2020, o Parlamento dos Açores aprovou a proposta de revisão do Orçamento, com um reforço de 59 milhões de euros, dos quais 56 milhões seriam para a recuperação dos estragos provocados pelo furacão.

Do montante orçamentado, a maior parte, 38,4 milhões de euros, destinava-se à recuperação de infraestruturas e equipamentos portuários, incluindo o projeto de construção do novo porto das Flores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO