PSD propõe plano de desenvolvimento rural para o Faial

0
34

O PSD propõe-se a elaborar um plano de desenvolvimento rural que respeite as especificidades de cada ilha.
Esta proposta foi apresentada pela candidatura do PSD pelo Faial numa reunião com a Associação de Agricultores da Ilha do Faial.
Na ocasião, Carlos Ferreira, cabeça de lista da candidatura do PSD, referiu que “a agricultura assume naturalmente muita relevância naqueles planos, como uma atividade económica base da nossa economia capaz de produzir produtos de enorme qualidade e de fixar pessoas, mas também como uma atividade que cuida da nossa paisagem que é o nosso principal ativo turístico e que, por essa via também dá um forte contributo para qualificar a nossa oferta turística”.
A candidatura do PSD também se comprometeu a apoiar as fileiras do leite e de carne na criação de produtos de maior valor acrescentado que possam atingir outros mercados e, em última instância remunerar melhor os nossos produtos.
Na reunião foram igualmente analisados os enormes constrangimentos que ainda persistem no Faial em termos de caminhos agrícolas, eletrificação e abastecimento de água às explorações, apesar dos milhões recebidos de fundos comunitários.
Para Carlos Ferreira, “é urgente de resolver todos estes constrangimentos para melhorar a vida diária e o rendimento dos nossos agricultores”.
Finalmente, a candidatura do PSD apresentou àquela organização representativa dos agricultores faialenses a proposta social democrata de implementar um relacionamento do Governo Regional com as associações do setor que seja mais transparente e com um modelo de financiamento mais previsível e regular através da celebração de contratos de parceria plurianuais.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO