PSD quer implementar Programa Qualificação Mais

0
9

No âmbito da Campanha Eleitoral para as Legislativas de 5 de Junho, visitou a candidata do Partido Social Democrata, Lídia Bulcão, a Escola Profissional da Horta e a Escola Secundária Manuel de Arriaga.

“Resolvemos reunir com os dois estabelecimentos de ensino no mesmo dia porque, para além de serem ambos da área da educação, estão cada vez mais relacionados, ou não tivesse existido um alargamento da escolaridade obrigatória. Esse alargamento acarreta uma urgência de uma maior articulação entre o ensino profissional e o ensino regular” – justificou Lídia Bulcão que acrescenta também que “as escolas ainda não estão nem preparadas, nem conscientes, para as dificuldades  com que se vão debater a partir do momento em que o 12.º ano seja obrigatório”.

O PSD defende uma urgente articulação entre estes dois sistemas de ensino para que surjam as respostas que permitam aos alunos trabalhar com motivação.

Lídia Bulcão, que falava em exclusivo para o Tribuna das Ilhas no final da visita à ESMA, sublinhou também “o PSD pretende implementar o programa Qualificação Mais, com o objectivo de resolver o problema do aparecimento de alunos com muitas qualificações mas sem mercado de trabalho. Em suma, o programa pretende ajudar a inserir no mercado jovens com várias qualificações para que não tenhamos excesso de licenciados a exercer funções para as quais não estão habilitados e para que não sejam recusados por terem habilitações em excesso”.

Outro dos aspectos que mereceu atenção por parte da candidatura laranja a São Bento, prende-se com o crescente aumento de alunos com dificuldades económicas e com recurso ao apoio social. No caso da ESMA, o valor atinge os 40% da população estudantil.

De acordo com a número três da lista social-democrata, “o PSD vai defender sempre o ensino público, sobretudo um ensino público com qualidade”.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO