Observação de cetáceos dá o mote ao projecto “Açores entre Mares”

0
12

Arrancou no passado dia 20 de Maio, Dia Europeu do Mar, e prolongando-se até dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, o “Açores Entre-Mares”.

No Faial o projecto arrancou com uma viagem de Observação de Cetáceos oferecida pelos Operadores Marítimo Turísticos, Norberto Diver e Tiago Castro, aos alunos do Clube do Mar da EBI da Horta.

Este programa, dinamizado pelo Governo dos Açores, integra actividades geradas pela sociedade em geral, incluindo organizações não-governamentais para o ambiente (ONGA), escolas, parques naturais, empresas, entidades administrativas e outras.

blank

De acordo com declarações proferidas em exclusivo ao Tribuna das Ilhas pelo Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, “mais uma vez, também em 2011, haverá dezenas de actividades espalhadas por todas as ilhas do arquipélago. Entre lançamento de livros, saídas marítimas para observação de cetáceos ou simples passeio, trilhos de reconhecimento costeiro, palestras diversas, limpezas costeiras e subaquáticas ou visionamento de documentários sobre o mundo natural encontram-se uma miríade de possibilidades. Há mesmo algumas actividades menos comuns, como uma visita de estudo a uma embarcação de pesca, que será organizada na ilha do Faial pela Associação de Produtores de Pesca local.”

blank

O “Açores Entre-Mares” é um período de grande acção cívica a que qualquer um se pode associar, quer participando, quer promovendo actividades de valor ambiental marinho.

“Ninguém vai proteger o que não conhece, daí que estas actividades são deveras positivas e importantes para sensibilizar a população” – frisou Frederico Cardigos que adiantou ainda que “nesse sentido, em todas as acções levadas a cabo vão estar presentes, ainda que implicitamente, mensagens de sensibilização ambiental até que possamos reduzir o activo de poluição ambiental para zero de modo a que se consiga, a curto trecho reduzir o passivo que, neste momento, é preocupante”.

blank

O director regional dos Assuntos do Mar disse ainda que, para além desta actividade de observação de cetáceos, no Faial vão decorrer inúmeras actividades que vão desde a limpeza costeira, passeios costeiros, passeios de interpretação no mar, lançamentos de livros, palestras, workshops, entre outros. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO