PSP inicia operação Escola Segura 2014/2015

0
15
Na sequência da abertura de mais um ano letivo, a Polícia de Segurança Pública (PSP), deu inicio a mais uma operação “Escola Segura II – Inicio do ano escolar 2014/2015, segurança a estabelecimentos de ensino”, que vai decorrer de 11 de setembro de 2014 a 19 de junho de 2015.
Esta operação tem como principal missão garantir a segurança nas mediações dos estabelecimentos de ensino e percursos casa-escola-casa, de forma a reduzir os índices de criminalidade e delinquência e melhorar o sentimento de segurança dos diversos membros da comunidade educativa, nomeadamente, alunos, professores, pais e encarregados de educação e auxiliares de ação educativa.
No âmbito desta operação serão levadas a cabo várias ações, por todo o efetivo policial, numa primeira linha, pelas Equipas do Programa Escola Segura (EPES) e Equipas de Apoio à Vítima (EPAV),  em que as ações serão centradas em varias vertentes, nomeadamente, na prevenção e educação rodoviária, autoproteção, toxicodependência e alcoolismo, prevenção criminal, violência na escola, doméstica e no namoro e demonstrações de meios policiais, proteção ambiental, prevenção de riscos e segurança da comunidade escolar.
Já no que, ao campo de fiscalização, diz respeito, vão ser desenvolvidas atividades de fiscalização rodoviária, nomeadamente, dos sistemas de retenção e segurança dos veículos de transporte coletivo de crianças (cintos de segurança e cadeirinhas), excesso de velocidade, condução sob o efeito de álcool e estupefacientes, condução ilegal e desrespeito das passadeiras e sinalização junto às escolas.
De salientar que no Faial, este projeto  Escola Segura, é da responsabilidade dos agentes  Vitor Reis e Alda Medeiros que em 1998 abraçaram o projecto e nele têm trabalhado, profissionalmente e pessoalmente, desde então.
Este projeto foi criado a nível nacional no ano de 1992, e afirmou-se como um instrumento de atuação preventiva, visando reduzir ou erradicar a criminalidade nas escolas e meio envolvente.