Quercus atribui Qualidade de Ouro a cinco zonas balneares faialenses

0
16

Em 2012 a Quercus atribuiu a Bandeira de Ouro – galardão que destaca a qualidade das águas – a 295 zonas balneares portuguesas. Dessas, 44 são açorianas. No Faial, são cinco as zonas balneares contempladas com esta bandeira: Praia do Almoxarife, Porto Pim, Praia da Conceição, Fajã e Varadouro. E foi precisamente no Varadouro que, esta manhã, a autarquia comemorou a qualidade das águas faialenses, com o hastear da Bandeira de Ouro no local, numa cerimónia que contou com a presença das crianças das Férias Fixes do Capelo.

Em véspera de fazer 6 anos, coube ao José as honras de hastear a bandeira. Apesar de ainda não ter anos suficientes para encher os dedos das duas mãos, o José sabe bem que a água do Varadouro é de qualidade, e não se importa nada de “tirar a prova dos nove” nos dias quentes de férias de Verão que convidam aos mergulhos. 

Como o José, a maioria dos faialenses tem noção da qualidade das nossas águas balneares, como explicou, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH). Nesse sentido, João Castro entende que a principal função das Bandeiras de Ouro é mostrar àqueles que nos visitam que estão em “zonas balneares de excelência”.

Para poderem hastear este galardão, as zonas balneares têm, entre outras exigências, de ter tido a classificação de “excelente” em todas as análises realizadas à água na época balnear anterior.

De acordo com a Quercus, esta avaliação “é mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto em específico”. 

No âmbito desta cerimónia, decorreu também uma acção ambiental junto das crianças, organizada pela CMH e pelo Observatório do Mar dos Açores, que consistiu na recolha e identificação de organismos costeiros e marinhos. 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO