Rafael Carvalho nomeado para os Azorean Business Awards

0
42

O músico e compositor Rafael Carvalho, natural da Ribeira Quente, conhecido pelo seu
trabalho ligado ao ensino e revitalização da Viola da Terra, está nomeado para o prémio
“Cultura e Arte – Música”, da primeira edição dos “Azorean Business Awards”. Estão ainda
nomeados, na mesma categoria, Maria Bettencourt e Sara Cruz.

Rafael Carvalho tem um percurso pessoal e profissional ligado à Viola da Terra, desde muito novo. Começou a ensinar Viola da Terra aos 15 anos, na Ribeira Quente e continuou em várias Escolas de Violas. Desde 2008 que lecciona no Conservatório Regional de Ponta Delgada, como professor contratado. Já editou 3 livros do “Método para Viola da Terra”, usado no Conservatório, mas que tem ajudado músicos em várias partes do mundo a aprender o instrumento.

De 2012 a 2021 já editou 6 álbuns de Viola da Terra, a solo, no intuito de divulgar e promover o repertório tradicional da Viola mas também trazendo música original sua para o repertório do instrumento. Soma, ainda, inúmeras colaborações musicais com vários artistas Açorianos, e não só, em concertos, residências artísticas e edições.

Ao mesmo tempo, tem produzido inúmeros eventos de promoção e divulgação da Viola da
Terra, há mais de uma década, como o Encontro de Violas Açorianas, Festival Violas do
Atlântico, A Viola Que Nos Toca, Orquestra de Violas da Terra, Encontro de Escolas de Violas da Ilha de São Miguel, Comemorações do Dia da Viola da Terra, entre muitos outros.

No intuito de se afirmar e calendarizar na agenda cultural da Ilha de São Miguel, a iniciativa “Azorean Business Awards” (ABA) nasce da vontade de desenvolver um evento com estratégias empresariais inovadoras em contexto local mas, com visão futura no alargamento dessas mesmas estratégias para um contexto participativo Nacional ou até Internacional, envolto numa correlação positiva entre convívio social com diversão e a responsabilidade social na recuperação económica do Arquipélago dos Açores.

Para criar incentivo e orgulho nos nomeados, a organização está a desenvolver um exclusivo e original Prémio ABA, num total de 5 Prémios, com as seguintes nomeações a saber: PRÉMIO REVELAÇÃO – Melhor Ideia/Projecto com 3 nomeados; PRÉMIO RECONHECIMENTO -Melhor Associação com 3 nomeados; PRÉMIO CULTURA & ARTE – Música, 3 nomeados; PRÉMIO CULTURA & ARTE – Humor & Criatividade, 3 nomeados. PRÉMIO EMPRESA COM CARISMA – Homenagem, prémio decidido pela organização. As votações estão a decorrer em www.abawards.pt.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá a 11 de Dezembro, na Quinta da Madeira
Velha, na Povoação.

Viola da Terra AJ

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO