Rede de Conhecimento dos Açores disponibiliza novos conteúdos ‘online’

0
22

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através da Rede de Conhecimento dos Açores (RCA), em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), informa que foram disponibilizados novos conteúdos ‘online’ no Portal Cultura Açores, referentes à imprensa e a registos paroquiais faialenses.

Os novos ficheiros – passíveis de consulta em www.culturacores.azores.gov.pt –, reportam ao periódico Correio da Horta e compreendem o período de 1961 a 1975.

O Correio da Horta, jornal que existiu na cidade faialense, desde 4 de dezembro de 1930, publica, no editorial do seu primeiro número, o seu propósito: “Ventilaremos as questões que interessam particularmente à vida coletiva do distrito da Horta, nas suas várias modalidades sociais e políticas, bem como as nacionais, norteados pelos interesses sagrados da comunidade e dentro do respeito devido às instituições vigentes no nosso país”.

Outro dos recentes conteúdos disponibilizados digitalmente dizem respeito ao livro de registo de casamentos da Paróquia da Conceição, concelho da Horta, de 1705 a 1840, resultantes de uma conversão de microfilme.

Estes ficheiros revertem-se de grande importância dado o estado frágil do documento físico que contém informação muito relevante, sobretudo junto das comunidades emigradas de segunda e terceira geração, que pretendam solicitar nacionalidade portuguesa.

A Rede de Conhecimento dos Açores, recentemente criada com a nova orgânica da Direção Regional da Cultura, disponibiliza milhares de objetos digitais e alimenta o Registo Nacional de Objetos Digitais (RNOD), da Biblioteca Nacional de Portugal e, por sua vez, a Biblioteca Digital Europeia, Europeana.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO